Eduardo Kobra assina mural inédito no Sítio do Carroção

Espaço integra arte e educação no único resort pedagógico do Brasil

Artista reforça a presença da arte brasileira em espaços de aprendizado e evidencia a importância de levar cultura às novas gerações (Foto: Divulgação)
Da redação

O artista brasileiro Eduardo Kobra, reconhecido mundialmente por seus murais, acaba de deixar sua marca em um lugar diferente de todos os outros: o Sítio do Carroção, em Tatuí.

“Com mais de 60 metros quadrados, a obra é mais do que um painel a céu aberto: é um convite para que crianças e jovens se aproximem da arte”, acentua a comunicação do único resort pedagógico do Brasil.

A iniciativa marca um novo capítulo na história do Sítio do Carroção, que há mais de 50 anos recebe escolas e crianças de todo o país para vivenciar, através de seus roteiros pedagógicos que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento humano, experiências de aprendizado que permitem a integração entre prática, conteúdo e vivência fora da sala de aula.

“A inauguração da obra representa uma novidade para as escolas que visitam o Sítio do Carroção. Seus roteiros pedagógicos passam a contemplar uma nova dimensão de aprendizado, permitindo que professores trabalhem temas ligados às artes visuais e à valorização cultural brasileira – reafirmando o alinhamento da instituição com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, acrescenta a comunicação.

“Vivemos um tempo em que as crianças estão cada vez mais conectadas às telas. Trazer o Kobra para pintar um mural dentro do Sítio do Carroção é uma forma de mostrar que a arte também pode emocionar ao vivo, com cor, expressão e propósito”, afirma Manoel Leite, diretor-presidente do Sítio do Carroção.

“O mural amplia o alcance pedagógico das nossas atividades, agora também com a arte como ferramenta de aprendizado e expressão”, observa.

Para Kobra, a proposta de pintar para um público predominantemente infantil foi o que tornou o projeto especial. “Quando fui convidado para criar este mural, entendi o impacto que ele poderia ter na formação de tantas crianças e estudantes”, comentou o artista.

“Meus trabalhos sempre buscaram transformar vidas por meio da arte, e poder fazer isso em um espaço que inspira aprendizado e convivência é uma experiência muito significativa da minha carreira”, pontuou Kobra.

A obra, que mistura cores vibrantes e formas geométricas características do artista, retrata a história dos carros de Fórmula 1 — “tema que simboliza inovação, movimento e superação”.

O mural poderá ser visto tanto por visitantes quanto por estudantes que participam dos roteiros pedagógicos e das tradicionais temporadas de férias do Carroção.

Com trabalhos em cidades como Nova York, Paris, Tóquio, Roma e São Paulo, Kobra soma centenas de murais espalhados pelos cinco continentes.

“Ao incluir o Sítio do Carroção nessa lista, o artista reforça a presença da arte brasileira em espaços de aprendizado e evidencia a importância de levar cultura às novas gerações”, conclui a comunicação.

Sobre o Sítio do Carroção

Localizado em Tatuí, o Sítio do Carroção é o único resort pedagógico do Brasil. Desde 1971, recebe milhares de estudantes de escolas de todo o país para viver experiências educativas que complementam o trabalho dos professores em sala de aula.

Nos roteiros, o aprendizado acontece de forma prática e lúdica, com atividades que estimulam a curiosidade e a convivência.
Além das visitas escolares, o Carroção realiza as tradicionais “Temporadas de Férias”, reunindo crianças e adolescentes em “atividades que unem amizade, emoção e descobertas”.
Eleito pelo Discovery Channel como o melhor acampamento de férias da América Latina, o Sítio do Carroção é referência internacional em aprendizado vivencial.

Eduardo Kobra

Nascido em São Paulo, Eduardo Kobra é um dos muralistas mais reconhecidos do mundo. Já realizou centenas de obras em todo o Brasil e mais de 80 em diversos países, com trabalhos nos cinco continentes — incluindo a pintura da sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Detentor do recorde mundial de maior mural grafitado, Kobra é autor de obras icônicas, como “O Beijo”, em Nova York, e “Etnias”, no Rio de Janeiro. Sua trajetória foi retratada no documentário “Kobra Auto-Retrato”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2023.
Por meio do Instituto Kobra, o artista promove o acesso à cultura e apoia projetos sociais que utilizam a arte como “instrumento de transformação”.