Edição especial do Progresso de Tatuí tem tabloide e guia de “presentes”

Novidades são 6ª edição do “Cidade Ternura” e publicação da Semana Paulo Setúbal

Especiais acompanham caderno tradicional com mensagens alusivas à data (Foto: Reprodução)
Da redação

Os leitores de O Progresso de Tatuí recebem na edição especial dessa sexta, 11 de agosto, dois “presentes”: a sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura e o tabloide com todos os trabalhos premiados dos concursos Paulo Setúbal.

“Os suplementos ainda marcam mais um aniversário do jornal, que chegou aos 101 anos de existência, completados em dia 30 de julho, mantendo-se como um dos veículos de comunicação impressos mais longevos – e resistentes – do Brasil”, diz o editor do jornal, Ivan Camargo.

Ao longo de todo o ano do centenário, inclusive, O Progresso concluiu uma série de ações e novidades, tendo como a mais importante um tabloide de 124 páginas, contendo um compilado das notícias mais significativas do último século. O especial chegou aos leitores no começo de outubro de 2022.

“Neste momento em que acontece exatamente a Semana Paulo Setúbal, também é justo e oportuno lembrar que o mais tradicional evento de cultura municipal, dedicado à literatura, partiu de iniciativa gestada dentro de O Progresso de Tatuí”, anota Camargo.

Isso porque o periódico esteve à frente das mobilizações para iniciar homenagens ao “imortal” tatuiano. Além de divulgar a ideia da celebração e incentivar os líderes locais a efetivá-la, o jornal deu amplo espaço às primeiras iniciativas.

“Embora já em muito reforçado, não deixa de ser justo relembrar também que o emblema “Cidade Ternura” é devido ao jornal O Progresso, em razão da publicação de um artigo, em 14 de outubro de 1934, assinado pelo jornalista Osmar Pimentel”, lembra o editor.

O autor do texto não conhecia Tatuí, senão pelo olhar e “publicidade afetiva” da maior “cria” deste periódico: o jornalista Maurício Loureiro Gama, o qual, das páginas de O Progresso, partiu para ser o primeiro “âncora” do telejornalismo brasileiro.

Neste ano, os certames da Semana Paulo Setúbal ultrapassaram as duas décadas, atingindo a 21ª edição cada, tanto o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, quanto o Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, o primeiro de abrangência nacional e o segundo, local, para estudantes.

Desde a década de 1940, praticamente todos os trabalhos vitoriosos do concurso tiveram a divulgação nas páginas de O Progresso de Tatuí, sendo que, nas décadas mais recentes, vieram a compor todo um tabloide específico.

O tabloide deste ano, com os premiados, não será a única novidade a chegar aos leitores: estará novamente, como em 2022, acompanhado de outra iniciativa promovida por O Progresso: o guia turístico “Cidade Ternura”, o qual, concretamente, contribuiu para a conquista do título de município de interesse turístico (MIT) por Tatuí. A sexta edição foi lançada durante a nona Feira do Doce de Tatuí, em julho.

O material traz indicações renovadas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes.
O guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações foram atualizadas.
Desde a primeira edição, que circulou em 2016, o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos. Desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.
“De modo a privilegiar setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o guia sustenta a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente”, informa Camargo.

Por meio desta iniciativa, a publicação, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece a quem acompanha o material todas as informações possíveis e pertinentes sobre os produtos e prestadores de serviços de interesse turístico.

“Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia”, continua.

Por sua vez, o portal “Tatuí Cidade Ternura”, estruturado a partir da versão impressa do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, apresentou seu novo formato online no começo do ano, com atualizações e inéditos recursos para os usuários e leitores, no www.tatuicidadeternura.com.br.

Os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade estão disponíveis da versão digital, assim como na impressa.

Entre as novidades, está a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.