Da reportagem
A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo Costa, alerta para o descarte irregular de resíduos em áreas públicas e ambientais do município, que podem ocasionar diversos problemas para a população, como a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Para Juliana, os ecopontos espalhados no município são alternativas positivas para o descarte consciente de lixos dos mais variados tipos e contribuem para que os focos do mosquito da dengue diminuam.
O ecoponto Norte fica rua Flávia de Oliveira, próximo ao número 107, no bairro Jardins de Tatuí. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que, aos sábados e domingos, permanece fechado das 12h30 às 13h30, para almoço. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos e materiais recicláveis.
Já o ecoponto Sul, situado na rua Victoria dos Santos Gomes, sem número, no Jardim Rosa Garcia II, ao lado da (Cooreta) Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, sendo que, aos sábados, domingos e feriados, permanece fechado. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos e materiais recicláveis.
O ecoponto Oeste fica no final da rua Diomar Gianotti, s/nº, no bairro Inocoop. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que, aos sábados e domingos, fecha para almoço das 12h30 às 13h30. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos e materiais recicláveis.
A Cooreta fica na rua Victória dos Santos Gomes, sem número, no Jardim Rosa Garcia II. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que, aos sábados e domingos, permanece fechado das 12h30 às 13h30, para almoço. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos, materiais recicláveis, pneus, pilhas e baterias.
Podas de árvores só são aceitas com autorização do Departamento Municipal de Meio Ambiente. É destinado à população em geral e para os carros de pequeno porte que fazem carretos.
Os dois ecopontos do bairro Guaxingu estão localizados na estrada Tatuí-Iperó. Um deles fica próximo ao quilômetro três, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó.
Já o outro fica a 200 metros da escola municipal do bairro, também no sentido a Iperó. Os ecopontos rurais são compostos por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável e duas destinadas aos resíduos não recicláveis.
Atualmente, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inaugurou o terceiro ecoponto rural do município, localizado na travessa da rua Isídio Proença com a estrada municipal dos Fragas, no bairro de mesmo nome.