Mais
    Início Esportes Duplas de equipe local de rali aceleram em areias argentinas

    Duplas de equipe local de rali aceleram em areias argentinas

    Nova edição do Sarr percorre cerca de 4.000 km até dia 26

    Lélio Júnior e Weberth Moreira levantam poeira no início de rali sul-americano (foto: divulgação)
    Da redação

    Os competidores da terceira edição do Sarr (South American Rally Race) já estão acelerando em desertos da Argentina. Logo na primeira etapa da edição, disputada na quinta-feira, 17, uma dupla da Território Motorsport, equipe tatuiana de rali, conseguiu o segundo melhor tempo de uma das categorias.

    Na véspera do início oficial, todos os competidores disputaram o prólogo, na quarta-feira, 16, em trecho cronometrado de 12 quilômetros, para definição da ordem de largada da primeira das nove etapas do rali sul-americano.

    Entre as quatro duplas que representam a Território Motorsport, com os UTVs Maverick X3 TM, o melhor desempenho no prólogo foi de Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan, com o tempo de 7 minutos e 57 segundos, alcançando o quinto lugar na largada da categoria “T3.2”.

    Na mesma categoria de Castro e Roldan, a dupla Lélio Júnior e Weberth Moreira também conseguiu um lugar no “top 10”. Eles concluíram o percurso em 8 minutos e 57 segundos, suficientes para largar na nona posição.

    As outras duas duplas da equipe local competem na categoria “T3.1”. Os argentinos Nazareno López e Ricardo Torlaschi iriam largar na 14ª posição, com o tempo de 8 minutos e 6 segundos, somente um segundo mais rápidos que Edu Piano e Solon Mendes, os quais largariam na 15ª colocação.

    Na etapa de abertura do Sarr, a largada ocorreu em La Rioja e a chegada, em Chilecito, em percurso de 390 quilômetros, incluindo uma “especial” (trecho cronometrado) de 250 quilômetros.

    Os pilotos estreantes na prova, Castro Neto e Lélio Jr, segundo a assessoria de comunicação da equipe local, “mostraram que estão preparados para enfrentar o extenso roteiro em meio aos desertos argentinos”.

    Acompanhado de Roldan, Castro Neto fez o segundo melhor tempo do dia na categoria T3.2, com o tempo de 7 horas, 47 minutos e 18 segundos. Com o tempo de 9 horas, 1 minuto e 37 segundos, Lélio e Moreira ficaram na sétima posição da mesma categoria.

    Entre as duas duplas da equipe que estão na terceira participação no Sarr, ambas inscritas na categoria T3.1, López e Torlaschi completaram a primeira etapa no quinto lugar, em 7 horas, 30 minutos e 18 segundos. Enfrentando várias adversidades, inclusive, uma pane seca, Piano e Solon Mendes chegaram na 17ª posição, com o tempo de 8 horas, 35 minutos e 35 segundos.

    Na terceira edição, o novo desafio do Sarr é em meio ao deserto, cruzando cinco províncias argentinas e passando pela região da Cordilheira dos Andes, incluindo os trajetos por onde o Rally Dakar (principal rali do mundo) passou quando era disputado na América do Sul.

    A atual edição é formada por nove etapas, com um trajeto total próximo de 4.000 quilômetros, sendo encerrada no próximo sábado, 26. Neste período, os competidores terão somente um dia de descanso, na segunda-feira, 21.

    Nesta sexta-feira, 18, a caravana do Sarr largou de Chilecito, tendo a chegada no Circuito Internacional de San Juan. Durante o trajeto de 550 quilômetros, os competidores enfrentariam uma especial de 330 quilômetros (o resultado não foi informado até o fechamento desta edição, às 17h).