Dupla Companhia estreia peça de teatro em Tatuí sobre médica Nise da Silveira

Espetáculo no Conservatório comemora 120 anos da psiquiatra

Psiquiatra “revolucionou” a saúde mental (Foto: Andressa Baldoni)
Da redação

Com apoio da prefeitura, do Conservatório e da Sustenidos Organização Social de Cultura, a Dupla Companhia estreia a peça de teatro em Tatuí “Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio”.

O espetáculo é uma homenagem aos 120 anos de nascimento de Nise da Silveira e conta com apresentações no Teatro “Procópio Ferreira”, às 20h desta sexta-feira, 14, e deste sábado, 15, data do aniversário da médica psiquiatra.

A dramaturgia e a direção são de Duda Rios, e o objetivo do espetáculo “não é apenas revisitar a história de uma das figuras mais emblemáticas da psiquiatria brasileira, mas também celebrar sua contribuição para o entendimento da saúde mental, da arte e da sensibilidade humana”, conforme a produção.

Nise da Silveira, nascida em Alagoas, no dia 15 de fevereiro de 1905, foi pioneira no uso da arte como ferramenta terapêutica para pacientes com transtornos mentais.

“Sua trajetória revolucionou a psiquiatria ao integrar o afeto e o estímulo criativo ao tratamento, um legado que, mais de duas décadas após sua morte, em 1999, ainda inspira profissionais e artistas”, acentua a produção.

No espetáculo, a Dupla Companhia “propõe uma reflexão profunda sobre identidade e transformação, dissolvendo as fronteiras entre a vida e a arte e misturando as memórias pessoais do elenco com as histórias dos clientes e monitores que marcaram a trajetória da médica”, segue a produção.

“Em uma trama que transita entre o delírio e o sublime, o espetáculo utiliza palavras, melodias e danças inspiradas nas manifestações brasileiras, principalmente da cidade de Tatuí, para criar um tecido dramatúrgico que ultrapassa fronteiras temporais, resgatando o espírito de Nise e suas conexões com as artes populares”, ainda conforme a produção.

Estas histórias são narradas e cantadas por um elenco “multifacetado”, que toca diversos instrumentos, “dando vida” a canções originais e a clássicos do samba.

“Não estamos fazendo uma biografia sobre Nise da Silveira. Estamos provocando o mundo de hoje a partir das ideias dela. Nise já tinha entendido que o nosso modelo de civilização é um fracasso. Ele oprime, marginaliza, destrói”, afirma Duda Rios, diretor e dramaturgo da peça.

“Ela entendeu que o afeto é uma ferramenta revolucionária, e comprovou isso cientificamente. Estamos endossando sua pesquisa por um viés artístico, sob nossa perspectiva”, segue ele.

“E se a história da Nise tem como ponto de partida Maceió, a nossa começa em Tatuí. Do mundo interno para o mundo externo”, acrescenta o diretor.

Entre os que assinam a produção, estão a diretora de arte Mariana Villas-Boas, a diretora musical Dessa Ferreira, a iluminadora Gabriele Souza e o visagista Claudinei Hidalgo. O elenco conta com Gabriela Carriel, Hugo Muneratto, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves e Victor Mota.

De acordo com Gonzaga, diretor de produção e ator do espetáculo, a estreia de “Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio” conta com um amplo programa de acessibilidade.

“Além da tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais, também colocamos à disposição um tour sensorial para pessoas não videntes e audiodescrição no início da peça. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com um teatro para todas as pessoas”, afirma.

O espetáculo é realizado com o fomento do Ministério da Cultura, do governo federal, e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do governo do estado de São Paulo.

O interessado em prestigiar o espetáculo deve retirar o seu ingresso gratuito no link https://linktr.ee/duplacompanhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui