
Da redação
A Dupla Companhia, grupo teatral independente com sede em Tatuí, está apresentando sua mais recente produção, “Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio”, dirigida e escrita por Duda Rios, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP), na capital paulista.
Conforme divulgado pelo grupo em nota à imprensa, a produção “vem atraindo atenção da crítica e do público, com ingressos esgotados e ampla cobertura na imprensa nacional”.
A temporada, que celebra os 120 anos de nascimento da médica psiquiatra Nise da Silveira, segue em cartaz até 23 de agosto, com sessões gratuitas e acessíveis.
“A peça propõe uma travessia poética entre passado e presente, ciência e arte, lucidez e delírio, resgatando o legado de Nise — pioneira na luta antimanicomial no Brasil — e cruzando sua trajetória com memórias pessoais do elenco”, informa a produção.
No palco, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota e Hugo Muneratto atuam no espetáculo que mescla teatro, música, poesia e folguedos brasileiros, com direção musical de Dessa Ferreira.
“É um momento de encontro e de afirmação do teatro feito no interior com qualidade, levando a terra vermelha de Tatuí para um dos espaços culturais mais importantes do país”, afirma Gonzaga, diretor de produção e idealizador do projeto.
Além de marcar presença na programação do CCBB-S, o espetáculo repercutiu em veículos como Veja, Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, “consolidando o nome da Dupla Companhia no cenário nacional e levando o nome de Tatuí para novas plateias”, ainda segundo divulgado pelo grupo.
A montagem integra a “Trilogia da Memória”, conjunto de obras da companhia que “investiga as relações entre memória, território e identidade”, e que já inclui os espetáculos “As Três Marias” e “Laudelina”.
Com sessões acessíveis, a temporada é também “um gesto de democratização cultural”, acrescenta a divulgação do trabalho. “Nise em Nós” é um “convite para repensar o cuidado, o afeto e a potência transformadora da arte”, conclui o grupo.
Sinopse
Inspirado na trajetória da médica psiquiatra Nise da Silveira — “mulher nordestina, revolucionária e profundamente humana” —, o espetáculo “propõe uma reflexão sensível sobre o afeto como metodologia e o cuidado como revolução”, indica a produção.
A obra celebra os 120 anos de nascimento de Nise da Silveira e “lança o olhar adiante — para o futuro da saúde mental, para o direito ao delírio e para a construção de um Brasil mais sensível, onde o amor não seja exceção, mas método”.
SERVIÇO
Temporada: 7 a 23 de agosto de 2025
Quintas e sextas, às 19h; e aos sábados, às 18h
CCBB – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, SP
Ingressos: grátis, reservados 1 hora antes na bilheteria física
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Todas as sessões contam com tradução simultânea para Libras.