Dupla Companhia celebra 1 ano como ponto de cultura com programação especial

Naruna Costa
Da redação

A Dupla Companhia, coletivo artístico de Tatuí, comemora dois marcos em maio: o primeiro ano de atividades abertas ao público na cidade e a oficialização de sua sede como ponto de cultura, reconhecida pela Política Nacional Cultura Viva.

Para celebrar, o grupo preparou uma programação gratuita e aberta à comunidade, nesta segunda-feira, 5, e terça-feira, 6, com dois encontros.

A abertura da programação, nesta segunda-feira, às 20h, tem a presença da premiada Naruna Costa. Atriz, diretora, cantora e compositora, Naruna “é uma das grandes vozes do teatro brasileiro contemporâneo”, aponta o grupo tatuiano.

Conhecida pela valorização da cultura periférica e “por sua força poética em cena”, ela é cofundadora do Espaço Clariô e foi a primeira mulher negra a conquistar o Prêmio APCA de direção teatral, além de ter vencido o Prêmio Shell 2024 por sua direção musical.

Durante o bate-papo, Naruna compartilhará detalhes de sua trajetória e experiências no teatro de grupo, “em um encontro simbólico entre artistas que atuam em diferentes regiões, mas que dividem o mesmo compromisso com a arte engajada e transformadora”, conforme a produção.

Na terça-feira, também às 20h, o público terá a oportunidade de conhecer a abertura de processo do novo espetáculo da Dupla Companhia: “Laudelina”, solo protagonizado por Rafaele Breves, com direção de Luiza Loroza e dramaturgia inédita de Cristiane Sobral.

“A peça entrelaça a história de Laudelina de Campos Melo, figura histórica na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas, com a trajetória ancestral da atriz. Com delicadeza e potência, o espetáculo tece memórias, afetos e resistências que sustentam as vivências negras no Brasil”, segundo divulgado.

Com o reconhecimento como ponto de cultura, através doe edital da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do estado de São Paulo, o grupo passa a integrar a rede nacional de iniciativas culturais apoiadas pela Política Nacional Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

“O reconhecimento reafirma o compromisso da companhia com a valorização das narrativas de grupos minorizados, com a arte acessível e com o fortalecimento da cultura como instrumento de cidadania”, ainda conforme anunciado.

A sede da Dupla Companhia fica na rua Antônio Tricta Júnior, 262, Doutor Laurindo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados através do link: https://bit.ly/4m0JrST.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui