Doutor Juliano Teles atinge mais de 2 milhões de seguidores no YouTube

Vídeos do médico tatuiano já têm mais de 78,8 milhões de visualizações

18
“Dr. Juliano” Piunti Teles com a placa de um milhão de inscritos (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

O gastrocirurgião tatuiano Juliano Piunti Teles segue alcançando cada vez mais seguidores no canal “Dr. Juliano Teles”, pelo YouTube, com vídeos que abordam saúde, medicina preventiva e qualidade de vida.

Com pouco mais de quatro anos no ar, o canal há pouco ultrapassou dois milhões de inscritos. Desde a estreia, foram mais de 78,8 milhões de visualizações nos vídeos disponibilizados pelo médico na plataforma.

A marca do primeiro milhão de seguidores foi alcançada em novembro de 2020, rendendo ao médico uma placa dourada da plataforma, em reconhecimento à marca. Somente nos últimos meses, contudo, o canal somou mais de um milhão de novos inscritos, conquistando média diária de 2.000 seguidores.

Conforme Teles, no último ano, em razão da pandemia e dos momentos de isolamento social, as pessoas passaram a usar mais a internet e, com isso, houve aumento na procura de canais com conteúdos sobre saúde.

“A procura pelo conteúdo do canal foi muito grande no último ano, mais de um milhão de pessoas se inscreveram, e a gente fica muito feliz, porque é uma ferramenta para ajudar as pessoas. Este sempre foi e sempre será o nosso objetivo”, salientou.

Publicidade

Teles reiterou que o tempo reduzido em razão das “consultas online” e a preocupação de passar informações de modo acessível aos pacientes continuam sendo o maior propósito para manter o canal em funcionamento e ganhando mais seguidores.

Teles é formado há mais de 20 anos, com especialização em cirurgia-geral e do aparelho digestivo, pela Unesp (Faculdade de Medicina de Botucatu), e iniciou a trajetória profissional em Tatuí, onde atua há 16 anos como gastrocirurgião, nutrologista e especialista em medicina integrativa.

Há aproximadamente quatro anos, ele decidiu utilizar a internet como instrumento para orientações sobre diversos assuntos relacionados à saúde. A busca por novos meios de promover o conhecimento e passar informações sobre qualidade de vida surgiu a partir do pedido de uma paciente.

A primeira plataforma usada foi o Facebook, visando contribuir com informações básicas, que pudessem melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Com a ferramenta, os pacientes e internautas de outros locais, além de Tatuí, passaram a acompanhar os vídeos.

Como o algoritmo da rede social restringe as visualizações, o profissional passou a usar o YouTube como mídia principal, já visando a um maior público. Teles comenta que tudo começou como uma “brincadeira”, que, aos poucos, foi tomando forma e tornou-se compromisso.

A página já conta com quase 300 vídeos publicados. Entre eles, o médico aborda, de forma didática, assuntos como emagrecimento, suplementos vitamínicos e plantas de uso medicinal, entre muitos outros.

Teles aponta que, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, ele acabou aumentado a frequência das postagens, que passaram de semanais para duas ou até três vezes por semana em alguns períodos.

Como o foco do canal é a saúde preventiva, Teles também tem abordado temas relacionados à Covid-19, em vídeos que ensinam a aumentar a imunidade e controlar transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão, desencadeados pela situação atual.

Mais recentemente, o médico ainda tem apostado em “lives” – ferramenta que permite exibições de vídeos ao vivo. Segundo ele, a intenção é manter uma frequência de postagens neste formato para aumentar a interação com os usuários da plataforma.

Teles também tem trabalhado com “collabs” – termo que se refere a “colaboração”, ou seja, quando marcas, pessoas, artistas ou empresas colaboram uma com a outra no intuito de ampliar públicos, aumentar visibilidade e alcançar mais reconhecimento.

“Nestas ocasiões, a gente tem oportunidade de trocar ideias com pessoas que têm mais ou menos o mesmo conteúdo. É natural a troca, a gente se comunica e isso também acaba ajudando no crescimento do canal”, detalha o médico.

Com o crescimento do canal e o aumento do número de seguidores, Teles também tem se tornado cada vez mais conhecido e recebido convites para participar de palestras, entrevistas e programas de televisão.

Em agosto, por exemplo, o gastrocirurgião participou do programa de Leda Nagle, falando sobre o tema do canal, alimentação saudável e qualidade de vida, na TV Brasil.

As postagens semanais do gastrocirurgião tatuiano também podem ser acessadas a partir da página de abertura do jornal O Progresso, em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br).

Publicidade