‘Dono’ de título estadual, nacional e continental, Rodinei busca Mundial

Tatuiano do Flamengo enfrenta o Liverpool para encerrar ano espetacular

À direita, Rodinei celebra título continental com Rafinha e um “mar” de torcedores rubro-negros (foto: reprodução / Instagram perfil pessoal)
Da redação

O jogador tatuiano Rodinei Marcelo de Almeida tem a chance de encerrar um ano profissional espetacular. O lateral direito do Flamengo disputa, na tarde deste sábado, 21, a decisão do Mundial de Clubes contra o Liverpool.

O confronto com a equipe inglesa, atual campeã da Uefa Champions League (principal torneio europeu de clubes) acontece no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, a partir das 14h30.

O time rubro-negro tenta o segundo título de campeão do mundo. O primeiro foi conquistado há 38 anos, em 1981, com a equipe comandada pelo craque Zico. Na ocasião, o Flamengo venceu justamente o Liverpool, por 3 a 0.

A vaga ao Mundial de Clubes foi assegurada, no dia 23 de novembro, com o título da Copa Libertadores da América 2019. Rodinei ficou no banco de reservas, como opção imediata ao titular Rafinha, na decisão, disputada no estádio Monumental U, em Lima, no Peru.

O Flamengo perdia por 1 a 0 para o River Plate, da Argentina, até os 44 minutos do segundo tempo, quando o atacante “Gabigol” virou o placar em apenas três minutos e garantiu o título à equipe carioca.

Durante a campanha vencedora no torneio continental, o tatuiano atuou, ao todo, 78 minutos, nas partidas contra o Peñarol, do Uruguai, pelo grupo D na fase inicial, e diante do Emelec, do Equador, no primeiro confronto válido pelas oitavas de final.

No dia seguinte, enquanto o elenco comemorava o título continental com a torcida, pelas ruas do Rio de Janeiro, o Palmeiras foi derrotado, por 2 a 1, pelo Grêmio, em São Paulo, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2019.

Com a derrota, a equipe paulista não tinha mais chances matemáticas de alcançar a pontuação do Flamengo, garantindo o segundo título rubro-negro em menos de 24 horas.

A sétima conquista da primeira divisão nacional aconteceu com quatro partidas de antecedência. Posteriormente, o Flamengo terminou o “Brasileirão” com 90 pontos – a melhor campanha desde que o torneio começou a ser disputado em pontos corridos por 20 clubes, em 2006.

Na campanha do título nacional do clube carioca, o tatuiano participou de 17 partidas, estando em campo por 1.122 minutos. A equipe carioca ainda conseguiu um feito alcançado somente pelo Santos, em 1962 e 1963, com Pelé no time, ao ser campeão nacional e continental em um único ano.

Em 2019, Rodinei já havia conquistado o Campeonato Carioca, atuando cerca de 460 minutos em seis jogos. O Flamengo se classificou à decisão do estadual com o título da Taça Rio, o segundo turno do torneio. Na final, dois triunfos, por 2 a 0 sobre o Vasco, garantiram o segundo “grito de é campeão” do ano.

Em janeiro, o Flamengo participou da Flórida Cup 2019. O torneio de pré-temporada realizado nos Estados Unidos também reuniu o São Paulo, o Ajax, da Holanda, e o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e terminou com o título do time carioca.

De todas as competições que o clube rubro-negro participou neste ano, somente não conquistou a taça da Copa do Brasil. Após dois empates, o Athletico Paranaense eliminou o Flamengo nos pênaltis, nas quartas de final, e, posteriormente, garantiu a taça, superando o Internacional na final.

Mudança de ares

Na manhã de quarta-feira, 18, teve início especulação de que Rodinei atuaria em Porto Alegre em 2020. Conforme divulgado pelo jornal O Dia e, posteriormente, em outros portais esportivos, o Internacional contratará o lateral tatuiano.

A contratação seria por empréstimo no período de um ano. Conforme os portais esportivos, já existe acordo entre Internacional e Flamengo e um acerto verbal com Rodinei. Contudo, as equipes aguardam o término do Mundial de Clubes para anunciarem a transação.

O tatuiano chegaria para disputar a titularidade da lateral direita do Colorado com os jogadores Bruno, Heitor e Zeca. Além de Rodinei, a equipe gaúcha chegou a demonstrar interesse no lateral Marcinho, do Botafogo, mas a negociação não avançou.

Em 2019, Rodinei atuou, ao todo, em 27 partidas do Flamengo. No primeiro semestre, ele se revezava como titular com o lateral Pará. No segundo semestre, Rafinha chegou ao rubro-negro, vindo do Bayern de Munique, da Alemanha, assumindo a titularidade absoluta da posição.

Segundo os portais esportivos, para repor a eventual saída de Rodinei, o Flamengo já analisa os jogadores Orejuela, que defendeu o Cruzeiro neste ano, mas pertence ao Ajax, e Guga, do Atlético Mineiro.