O Conservatório de Tatuí realiza neste domingo, 2, dois recitais com coros infantis e adultos. As apresentações são às 20h30, nas igrejas Matriz e Santa Cruz, com entrada gratuita.
A Igreja Matriz recebe o Coro Artístico do Conservatório, sob a batuta do maestro Altamiro Bernardes. O repertório terá “Riu Riu, Chiu” (Mateo Flecha), “Ave Maria (Tomás Ludovico de Victoria), “Psallite” e “Es Ist Ein Ros Entsprungen” (Michael Preatorius), “Gaudete! Christus Est Natus” (anônimo), “Hodie Christus Natus Est” (Jan Pieterszoon Sweelinck), “A Carol Tapestry” (Mary Lynn Lightfoot), “Ding Dong Merryly On High” (tradicional francesa), “Veni Veni Emmanuel” (arranjo de Michael John Trotta), “Exsultate Justi In Domino” (Brant Adams), “Carol of the Bells” (Mykola Dmytrovych Leontovych), “Father of Heavens” (Georg Friedrich Händel), “Laudamus-te” (Antonio Vivaldi), entre outras.
Altamiro Bernardes é formado em piano pelo Conservatório Musical “João Baptista Julião”, estudou cravo e música antiga no Conservatório de Tatuí, foi aluno de regência na Faculdade Batista de São Paulo e no Laboratório Coral Comunicantus da ECA-USP, seguindo os estudos na Europa.
Atua como professor e regente, tendo realizado concertos em vários estados do Brasil, Argentina, Europa e Estados Unidos. É professor do curso de regência no Conservatório de Tatuí e membro da American Choral Directors Association (ACDA) e da International Federation for Choir Music (IFCM).
Coro e harpa
Também no domingo, às 20h30, a Igreja Santa Cruz sedia recital de coro e harpa, com apresentação da obra “A Cerimony of Carols”, de Benjamin Britten.
A peça é interpretada por um coro de aproximadamente 40 vozes – alunos dos coros infantil e feminino do Conservatório, supervisionados pela professora Ester Freire – com acompanhamento da harpista e professora Talita Martins.
Segundo as professoras, Britten foi um notável maestro, pianista e compositor. Seus trabalhos variavam de ciclos de canções, cantatas e óperas a peças orquestrais e música de câmara.
Famoso por suas composições vocais e corais, escreveu sua cantata “A Ceremony of Carols” em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto cruzava o Atlântico a bordo de um navio cargueiro. Desde então, o trabalho coral tornou-se um marco da música clássica durante a época de Natal, particularmente em todos os países de língua inglesa.
Algumas das canções são em latim, outras estão em inglês arcaico, baseadas em poemas dos séculos 15 e 16. Os textos faziam parte de uma coletânea editada por Gerald Bullett, “A Galáxia Inglesa de Shorter Poems”, publicada em 1942. Os textos serão traduzidos durante o recital.
E começa nesta segunda-feira, 3, a 2ª Mostra de Canto Coral 2018 do Conservatório de Tatuí, com apresentações de diferentes coros durante toda a semana. As audições serão realizadas em vários horários, a partir das 9h, com entrada gratuita. A coordenação é de Cristine Bello Guse.