Dois brigam em lanchonete e um deles é gravemente ferido





Dois homens, um de 33 e outro de 63 anos, envolveram-se em briga que terminou em tentativa de homicídio. A confusão, registrada pela Guarda Civil Municipal, ocorreu em uma lanchonete localizada no bairro Congonhal, por volta das 21h30 de quinta-feira, 9, e deixou um deles gravemente ferido.

Conforme o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Alexandre Garcia Andreucci, a vítima é Edival Francisco Pereira.

O homem sofreu diversos golpes desferidos com o emprego de um canivete, ferimentos constatados pela equipe da GCM que atendeu ao chamado de tentativa de homicídio.

Andreucci relatou que o homem precisara ser socorrido ao Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”, permanecendo internado e sob cuidados médicos. O secretário não soube informar quantas vezes o homem foi golpeado.

Entretanto, ele divulgou o nome do suspeito de ter cometido o crime. Trata-se de Edicley Donizete Bueno de Proença, 33, detido por guardas municipais minutos depois do desentendimento.

Acionada por moradores, a GCM apreendeu um canivete com cabo de madeira, medindo aproximadamente nove centímetros. A arma branca teria sido deixada por Proença no local do crime.

O suspeito havia deixado o bar em uma motocicleta, conduzida por um homem de 19 anos – ouvido em depoimento e liberado, posteriormente. O condutor responde por porte de entorpecente, uma vez que estaria com uma porção de maconha.

Os guardas encontraram Proença e o motorista na estrada municipal José Antônio de Souza, próximo ao complexo viário “Lions Clube”.

Segundo Andreucci, o acusado estava sujo de sangue e apresentava escoriações no rosto e um corte em uma das mãos. Em um dos bolsos da roupa dele, os guardas teriam encontrado duas porções de cocaína. O entorpecente foi recolhido e entregue à Polícia Civil.

Na sequência à apreensão, a GCM encaminhou Proença ao pronto-socorro. Depois de receber atendimento médico, o suspeito seguiu para a delegacia. Lá, recebeu voz de prisão por tentativa de homicídio e porte de entorpecente.

O suspeito chegou a contar uma versão para os guardas, durante o atendimento da ocorrência. Para a corporação, Proença confirmou que estava em uma lanchonete e brigara com uma pessoa. Ele declarou que deixara o local após sofrer ferimentos no rosto e mão, provocados por um copo de vidro.

Ele teria alegado que empurrara a vítima, de 63 anos, e deixara o estabelecimento. Depois disso, pediu ajuda ao amigo, de 19 anos, para que o levasse até a entrada da cidade. Proença declarou não saber “nada a respeito da vítima”.

À reportagem, Andreucci – que acompanhou o “desenrolar” da ocorrência durante a noite – disse ter ficado satisfeito com a atuação da GCM. De acordo com ele, a prisão do suspeito demonstra “que as rondas nos moldes planejados a partir de janeiro pela nova administração estão dando excelentes resultados”.

Como exemplo, o secretário citou a detenção de Ugo Roberto Santos de Souza, 21, acusado de matar o frentista Flávio de Moura Rodrigues, 41, no dia 8 de janeiro durante um assalto a um posto de combustíveis no Residencial Astória.

A GCM também deteve, na manhã de quarta-feira, 8, o pedreiro José Rodrigo dos Santos, 38, apontado como autor de tentativa de homicídio cometida contra o ceramista Valter José Ribeiro, 39 (reportagem nesta edição).