
Da redação
O documentário “Preto é Lindo: Raízes da Transformação” – contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da prefeitura – estreia neste sábado, 29, às 12h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/4iAVsMo).
Idealizado e produzido pela consultora de imagem e beleza negra Lilian Ritz e pela produtora independente Janela Filmes, o documentário reúne entrevistas com diversas mulheres, “promovendo uma reflexão essencial sobre identidade, representatividade e valorização da cultura negra e suas raízes”, conforme divulgado.
“A produção representa uma oportunidade para celebrar e fortalecer a cultura afrobrasileira, amplificando as vozes femininas que compartilham suas experiências e visões sobre ancestralidade, resistência e pertencimento”, segue a divulgação do projeto.
“A moda e a estética afrobrasileira ocupam um papel central no documentário, evidenciando sua força como ferramenta de empoderamento, identidade e resistência. A proposta nasce da necessidade urgente de promover uma compreensão mais profunda e respeitosa da moda negra, combatendo desigualdades e marginalizações históricas”, acrescenta a produção.
Assim, o projeto destaca a moda como manifestação cultural e forma de celebração da herança africana, incentivando o reconhecimento da riqueza e da diversidade cultural afro-brasileira.
“Com um forte potencial de impacto social e cultural, ‘Preto é Lindo: Raízes da Transformação’ visa alcançar um público diverso, abordando temas fundamentais para a sociedade contemporânea, como inclusão, identidade e pertencimento”, aponta o projeto.
“Ao evidenciar a moda afrobrasileira como símbolo de resistência e autoafirmação, o documentário busca fomentar um diálogo inclusivo sobre o papel da estética na construção da identidade e na luta contra a desigualdade racial no Brasil”, argumenta.
No Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Museu Histórico “Paulo Setúbal” foi palco de uma avant-première especial, reunindo as entrevistadas e a equipe de produção do documentário, além de autoridades locais.
O secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, que esteve presente, destacou a importância do projeto: “O documentário é essencial, um trabalho que deve ser apresentado aos quatro cantos de nossa cidade para que todos possam ter acesso, principalmente a rede municipal de educação, que tem em seus alunos o futuro de nossa cidade”.
Lilian Ritz
Consultora de imagem e estilo, diretora de tesouraria da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI Brasil) e formada em consultoria de imagem pela Ecole Supérieure de Relooking Brasil.
Atua há mais de dez anos como profissional da beleza, auxiliando pessoas negras a se sentirem confiantes por meio da consultoria de imagem, maquiagem e fotografia.