Documentário “Livro de Rua” é lançado no Cine Santa Helena

"Livro de Rua" é de Cristina Siqueira (Foto: AI prefeitura)
Da redação

A produtora Janela Filmes lança o documentário “Livro de Rua”, dirigido por William Lima, que revisita o “Livro de Rua”, idealizado pela escritora e poetisa Cristina Siqueira. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a estreia acontecerá neste sábado, 8, às 21h, “em uma sessão especial no Cine Santa Helena, reunindo artistas, convidados e o público para celebrar a trajetória de Cristina e o impacto de sua obra na identidade cultural do município”.

O filme foi contemplado pelo edital de Cultura da Lei Paulo Gustavo, por meio da prefeitura de Tatuí, via Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal.

“Realizado originalmente nos anos 1990, o projeto “Livro de Rua” espalhou poesias de Cristina Siqueira pelos muros da cidade, acompanhadas por pinturas do artista Jaime Pinheiro, transformando o espaço urbano em uma grande galeria poética a céu aberto. Com o tempo, os murais desapareceram, mas a força simbólica, as palavras e a lembrança desse movimento seguem vivas na memória dos tatuianos”, complementa a assessoria.

“O documentário nasceu do encantamento do diretor William Lima pela obra e pela trajetória de Cristina. Desde que a conheceu, em 2013, o cineasta acompanha de perto seu trabalho e reconhece a importância de sua produção para a cultura local”, cita.

“O projeto nasce da necessidade e da iniciativa de usar minha arte para registrar um pouquinho da magnitude que o Livro de Rua teve na cidade. É também uma homenagem à nossa grande artista Cristina Siqueira, uma história que vale a pena ser contada”, destaca William.

A produção reúne uma equipe formada por tatuianos que compartilham da mesma admiração pela autora. A direção de fotografia é de Gabriel Vanin (Vanin Filmes); a assistência de produção é assinada por Talita Diniz, parceira de longa data de Cristina; e a assistência de fotografia e identidade visual tem a assinatura de William de Olli, responsável também pela concepção gráfica do projeto.

“Filmado em locações reais, o documentário combina depoimentos, registros e imagens poéticas que resgatam o impacto do “Livro de Rua” e reafirmam a importância de Cristina Siqueira como uma das vozes mais expressivas da literatura tatuiana”, finaliza a assessoria.

O Cine Santa Helena, local da estreia do documentário, está situado na praça da Bandeira, 14, centro