Doações de água para Minas saí­ram de Tatuí­ nesta quinta





Na quinta-feira, 10, as doações de água arrecadadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, em conjunto com a Igreja Quadrangular, foram levadas para a Igreja Quadrangular de São Paulo, onde serão encaminhadas para Governador Valadares, uma das cidades atingidas pelo desastre em Mariana, Minas Gerais.

Voluntários do Fundo Social e alunos da Escola Estadual “José Celso de Mello”, responsáveis por iniciarem as doações na cidade, estiveram no Polo da Construção Civil de Tatuí para ajudar a carregar os litros de água. O caminhão da empresa Tatuí Transportes, que aceitou fazer o frete grátis devido à boa causa, chegou ao local por volta das 15h.

Antes dessa solução, os litros de água seriam levados de Tatuí pela Samarco. Segundo Edite Oliveira Barbosa, do FSS, foram muitas tratativas com a empresa para que as doações fossem retiradas.

“Assim que a gente começou a campanha de doação de água, eu comecei a entrar em contato com o governo de Minas. E a primeira coisa que me falaram era que, se a gente enchesse uma caminhão de água, a Samarco viria buscar”, contou.

Depois desse primeiro contato, as doações seguiram por mais duas semanas e se encerraram no dia 28. Edite conta que retomou o contato, mas a resposta foi negativa.

“Quando a gente encerrou a campanha, entramos em contato, novamente, com o pessoal de Minas e com a Samarco, mas a empresa falou que eles poderiam vir buscar”.

Após esse percalço, o Fundo Social continuou buscando meios para fazer com que a água chegasse até Minas. Segundo Edite, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, já havia confirmado que faria o transporte até Governador Valadares.

“Nós conversamos com o Mackenzie e eles confirmaram, mas, depois, disseram que já tinham fechado as doações deles e que não tinham mais como armazenar água”.

Mesmo com as dificuldades em levar as arrecadações ao destino final, o FSS conseguiu o acordo entre as igrejas quadrangulares de Tatuí e São Paulo, que farão com que a água chegue aos moradores de Governador Valadares. O Fundo Social estima que, somando todas as doações, foram arrecadados cerca de 20 mil litros.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paulo Cury Fiuza Coelho, fala um pouco sobre a ajuda dos tatuianos na causa.

“Toda a rede municipal de educação ajudou. Fizeram campanhas em escolas e creches. O pessoal da Saúde, o Lions Club. Muita gente se engajou para essa campanha”, contou ela.

Ana Paula lembra que quem começou a campanha na cidade foram os alunos da escola estadual. “Geralmente, quem faz essas campanhas é o Fundo Social, então, quando chegou a notícia de que eles queriam fazer, a gente só deu apoio”, comentou ela.

“Foram eles que arrecadaram, e a gente só ajudou nessa estrutura, de levar as águas daqui para Minas Gerais”, finalizou Ana Paula.