“Amarelinho” será a mascote do DMMU (Departamento de Municipal de Mobilidade Urbana). O nome do boneco usado nas ações educativas para o trânsito foi divulgado na terça-feira, 19, em evento no teatro “Procópio Ferreira”.
Idealizado pelo diretor Yustrich Azevedo da Silva, a mascote usa o mesmo padrão de uniforme dos agentes de trânsito de todo o país, com camisa na cor amarelo-limão e calças pretas.
O processo de escolha do nome da mascote do DMMU teve início durante a campanha “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”. A seleção foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e contou com a participação de 7.850 alunos de 16 escolas e do grupo de escoteiros Goyotin.
Cada sala de aula das escolas municipais escolheu um nome. A denominação foi repassada a uma comissão julgadora. O nome escolhido foi proposto por Letícia Yasmin Vieira, do quarto ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª Sarah de Campos Vieira dos Santos”.
Os 17 alunos da turma receberam, como prêmio, um “day use” no Sítio do Carroção. A atividade foi realizada na sexta-feira, 22.
O evento fez parte da Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 deste mês. O tema da edição deste ano foi “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.
Como parte das ações, no dia 18, a equipe do DMMU organizou, também, uma carreata que percorreu as ruas centrais da cidade para apresentar a mascote à população e alertar sobre a importância das “escolhas seguras” no trânsito.
Na sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, o DMMU promoveu um passeio ciclístico noturno com saída em frente ao chafariz da praça Olívio Junqueira, em frente à Prefeitura.
Foram cinco quilômetros de percurso pelas principais ruas da cidade, como São Bento, avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 15 de Novembro e 11 de Agosto.
As atividades terminaram no sábado, 23, quando a equipe do DMMU, em parceria com a Guarda Civil Municipal, promoveu uma blitz educativa na Praça da Matriz.
Entre as orientações, estiveram o uso de equipamentos de segurança, a proibição do uso de celular enquanto se dirige, não jogar lixo pela janela e respeitar a faixa de pedestre. O “Amarelinho” esteve presente na ação.
As atividades de educação para o trânsito estenderam-se no domingo, 24, no Parque Ayrton Senna da Silva, e na segunda-feira, 25, Dia Nacional do Trânsito.
A data foi marcada pela distribuição de panfletos educativos na região central e por uma reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública).