DME reforça intenção de promover competições esportivas neste ano

459
Em 2019 a Copa Kazuo Suga reuniu judocas de 26 academias paulistas
Da reportagem

Após garantir a realização de todos os campeonatos de futsal e futebol programados para este ano, o Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, assegurou que as demais modalidades esportivas também serão atendidas.

Anteriormente, a O Progresso, o diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, apontara a possibilidade de as formas de realização dos torneios de futsal e futebol serem modificadas.

De acordo com Buko, a intenção do DME é promovê-los e encerrá-los ainda em 2020. “Nossa ideia é de as disputas não ‘entrarem’ no próximo ano. Buko também acentuou a intenção de atender diferentes modalidades esportivas, além do futsal e do futebol. “No entanto, tudo ainda irá depender dos acertos pós-pandemia”, declarou.

“As competições esportivas promovidas pelo DME seguem suspensas. Quando as atividades puderem ser liberadas, ainda sem data prevista, agendaremos um retorno com a pretensão de atender todas as modalidades da cidade”, reforçou.

Além dos campeonatos de futebol, o diretor municipal citou algumas das competições que o DME promoveria ou apoiaria, neste ano, de outras modalidades esportivas, como judô e basquete.

Neste mês de junho, estava programada a oitava edição da Copa Professor Kazuo Suga de Judô, no ginásio do Clube de Campo. No ano passado, 26 academias de judô de São Paulo participaram do evento. Segundo os organizadores, cerca de 400 atletas lutaram em mais de cem categorias, diante de um público de, aproximadamente, mil pessoas.

Anfitriã do evento, a academia do DME, orientada pelos senseis Lucila Luz e Bruno Santi, denominada Judô na Faixa Tatuí, conquistou o sexto título da competição em somente sete edições.

Com 18 campeões, 23 vice-campeões e 40 terceiros colocados, a equipe tatuiana somou 199 pontos, 112 pontos à frente do grupo vice-campeão, o Judô na Faixa Team.

O município foi representado por outras três equipes: a Academia de Judô Adriana Bento, que alcançou a nona posição, com 36 pontos, tendo cinco atletas campeões, dois vices e cinco terceiros lugares; a Academia de Artes Marciais Bushido, 12ª colocada, com 25 pontos, conquistando dois primeiros lugares e cinco segundos; e a Associação Esporte Clube Judô Pires, na 14ª colocação, com 24 pontos, ao conseguir três vencedores, dois vices e três terceiros lugares.

A Copa Professor Kazuo Suga de Judô teve início no ano de 2013, sendo que as três primeiras edições foram realizadas com o homenageado ainda vivo. Segundo o sensei Santi, idealizador do evento, a partir de 2016, o torneio seguiu sendo promovido como “uma forma de manter viva a memória de Kazuo Suga e a importância dele para o esporte”.

Já o XI de Agosto/AABT/Tatuí completou dois meses a partir do último treino “tradicional”. Na ocasião, a equipe profissional de basquete encerrou a terceira semana de treinamentos e suspendeu as atividades.

A agremiação tatuiana estava se preparando para disputar a Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020. O município, inclusive, recebeu a cerimônia de apresentação da competição, na Associação Atlética XI de Agosto, dia 29 de fevereiro.

No entanto, devido às medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19, o XI de Agosto/AABT/Tatuí não pôde estrear na Copa São Paulo, dia 19 de março. A agremiação jogaria “em casa”, no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, diante do Memorial/Fupes/Santos.

Seguindo orientações da Fiba (Federação Internacional de Basquete), da ConsuBasquet (Confederação Sul-Americana de Basquetebol) e da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), a FPB (Federação Paulista de Basketball) decidiu suspender os torneios por tempo indeterminado.

A primeira edição da Copa São Paulo tem a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

As disputas começaram oficialmente no dia 12 de março, véspera do início da suspensão. Jogando em Sorocaba, a LSB/Flex/PMS inaugurou a competição vencendo o Conti Cola/Assis Basket pelo placar de 91 a 79. Inicialmente, o campeonato seria concluído no dia 28 de junho, um domingo.

A Copa São Paulo dá início à segunda temporada da equipe profissional do XI de Agosto/AABT/Tatuí, e a intenção era utilizá-la como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1.

Basquete tatuiano espera em breve retomar as quadras

O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019. O torneio estava previsto para ser iniciado no dia 25 de julho, um sábado.

Em 2020, além das disputas profissionais, o XI de Agosto/AABT/Tatuí representaria o município em outras competições. As equipes de base, em diferentes categorias, começariam a competir em torneios com chancela da LDP (Liga Desportiva Paulista), a partir do dia 28 de março.

Na modalidade de basquete, a cidade também participaria dos Jogos Regionais, de 16 a 25 de julho, e, em caso de classificação, dos Jogos Abertos, entre 11 e 21 de outubro, ambos sediados em Sorocaba.

Apesar de não haver previsão para o retorno de atividades em grupo e das competições, os atletas da agremiação tatuiana realizam treinamentos físicos, nas respectivas residências, para manterem a forma.

O diretor municipal ainda informa que, além dessas competições, o município poderia participar de outras disputas esportivas estaduais e de federações regionais.