Neste mês de julho, de férias escolares, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” sedia atividades artísticas e culturais. As ações são realizadas com a participação de diversos grupos da cidade, convidados pelo coordenador de cultura do espaço, Edson Pinto.
Além do grupo ST DNC, que realiza oficina de dança (matéria nesta edição), colaboram com as ações o projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), a trupe de teatro “Garagem e Cia.”, o NAF (Núcleo Afro-Feminino) e os Tropeirinhos do Rancho.
Nesta segunda, 10, das 9h30 às 17h, acontece a primeira edição do Encontro de Violoncelo, para a integração dos músicos e aprimoramento de técnicas, com o professor convidado André Micheletti, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. O evento é aberto à participação de pessoas que não tocam instrumento, mas tenham interesse em conhecê-lo.
Também na segunda, às 17h, a Secretaria Municipal da Educação promove a formatura do curso “Brincar e Jogar é só Começar”. Trata-se de um projeto que capacita os professores da rede municipal de ensino, instrumentalizando-os com a construção de brinquedos pedagógicos e desenvolvendo atividades lúdicas para trabalhos em sala de aula ou no ambiente escolar.
Best Trick
Na tarde do domingo, 2, aproximadamente 200 jovens participaram do “DMJ no CEU”, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O evento teve como objetivo “comemorar a reforma da pista de skate”, instalada no espaço de uso compartilhado da comunidade.
A atividade contou com competições de “best trick”, modalidade de skate, em três categorias: infantil, amador e profissional. Houve entrega de prêmios aos vencedores, além de batalha de rimas, apresentações de “street dance”, DJ, hip-hop e rap com Mc Visel. Outra atração foi a grafitagem de um paredão do CEU das Artes.