Divulgadas atividades abarcadas pelo 4º ‘Seminário de Regência’





O Conservatório de Tatuí divulgou, nesta semana, a programação do 4o Seminário de Regência. O evento integra o Coreto Paulista, realizado pela instituição.

As atividades consistem em oficinas técnicas a maestros e músicos, e concertos gratuitos a qualquer interessado. Elas serão realizadas no período de 22 a 25 deste mês, em espaços da escola de música, artes cênicas e luteria, à rua São Bento, 415, no centro.

No total, serão 29 atividades entre palestras, debates, encontros, ensaios abertos e concertos. Além da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, grupo residente do evento, haverá participação especial da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo e dos regentes selecionados previamente.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Músicos, regentes e interessados que desejarem obter certificado de participação e concorrer às vagas para participar como regentes ativos, precisam efetuar inscrição até as 18h do dia 12 no seguinte endereço: conservatoriodetatui.org.br/seminarioderegencia.

O custo é de R$ 30. As inscrições serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário referente à taxa.

As inscrições podem ser feitas nas modalidades “participantes” e “ativos”. Os interessados que se interessarem pela primeira poderão acompanhar todas as atividades e concertos oferecidos.

Aqueles que se inscreverem na segunda, com interesse de reger publicamente um concerto, serão selecionados por meio de uma comissão julgadora. A avaliação se dará a partir de análise curricular e de vídeo que comprove atuação como regente e preparação para um ensaio e regência em concerto da obra designada.

Ao todo, serão selecionados 24 inscritos para a modalidade, sendo que a lista dos aprovados será divulgada a partir do dia 17 deste mês. Segundo regulamento, os não aprovados na modalidade “ativos” estarão automaticamente inscritos como “participantes” e poderão acompanhar todas as atividades oferecidas.

O Seminário de Regência tem por objetivos a renovação de conhecimento musical, de técnica de regência e de ensaio, além da divulgação de repertório mundial para sopros sinfônicos e conscientização sobre a necessidade de intercâmbios entre instituições. Para tanto, oferece, sob coordenação do maestro Dario Sotelo, aulas de prática de regência, ensaios abertos e concertos.

As atividades de prática de regência serão coordenadas por Sotelo, que é regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e professor de regência de Banda do Conservatório de Tatuí. Ele também é regente da Orquestra de Sopros da EMMSP e residente eleito da WASBE.

O evento também conta com coordenação do maestro Matthew George. Este último, é professor-doutor em regência e chefe de Departamento de Música da Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Programação

O 4º Seminário de Regência tem início às 9h da segunda-feira, 22, com atividades também às 10h50 do mesmo dia. Na ocasião, serão realizados ensaios abertos da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Matthew George e Dario Sotelo.

Às 14h, ocorre palestra sobre “Comunicação Gestual”, ilustrada com conjunto de alunos e regentes. Às 16h, haverá nova explanação, sobre o tema “Trabalhando com o Ritmo”, e, às 17h, encontro de regentes de diversos segmentos de música para sopros.

Uma conversa com a plateia, às 19h30, antecede a última atividade do dia: o concerto de abertura da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, agendado para as 20h.

Na apresentação, a banda apresentará obras de Boris Pigovat (“Lights from the Yellow Star: Music of Sorrow and Love – Luzes da Estrela Amarela: Música de Sofrimento e Amor); Martin Ellerby (“Cinnamon Concerto for Saxophone”, com solos de Rafael Migliani); e David Gillingham (“Apocalyptic Dreams” – Sinfonia no. 1).

Na terça-feira, dia 23, às 9h e às 10h50, haverá ensaio aberto da Banda Sinfônica, com atuação dos regentes selecionados. Às 14h, ocorre aula técnica sobre escalas e corais.

Às 15h20, haverá ensaio aberto, com atuação de regentes selecionados e participação especial da Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo. Às 17h, é a vez do encontro de regentes e, às 18h30, conversa com a plateia.

No dia 23, serão dois concertos gratuitos: às 19h, da Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo e, às 20h30, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, ambos com atuação de regentes selecionados.

Às 19h, a Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo apresenta obras de C. Wittrock (Abertura “Lord Tullamore”), J. Curnow (“Canticle of the Creatures”), R. Korsakav (“Concertino” para Trombone e Banda, com solos de Fernando Ferreira) e H. Nogueira (“Cinco Miniaturas Brasileiras”).

Já o concerto das 20h30, pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, trará obras de Thomas Doss (“Magic Overture”), Carl Wittrock (“Spanish Dance for English Horn and Band Corninglês”, com solos de Valquíria Porciúncula), Yosuke Fukuda (“Symphonic Dances”), Robert Jager (“Variations on a Theme of Robert Schumann”) e Luis Soto Márques (“Jaibamá”).

Na quarta-feira, 24, às 9h e às 10h50, ocorrem ensaios abertos. Às 14h e às 15h40, os maestros Matthew George e Dario Sotelo ministram palestras sobre “Trabalho de Preparação de Partituras”. A seguir, às 17h, ocorre encontro de regentes.

A conversa com a plateia às 19h30 antecede o concerto agendado para as 20h, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e regentes selecionados.

Nesse concerto, o grupo apresenta obras de Philip Sparke (“A Pittsburg Overture”), Jess Turner (“Concertino Caboclo” para flauta, piccolo e banda, com solos de Ariane Roseiro), Alfred Reed (“Música para Hamlet”) e Paul Hart (“Cartoon”).

Na sexta-feira, 25, último dia do evento, às 9h e às 10h50, ocorrem os ensaios abertos. Às 14h, haverá palestra sobre “Comunicação Gestual”, com ilustração de conjunto de alunos e regentes.

Às 16h, o maestro Matthew George ministra a palestra “Construindo uma Melodia”. Às 17h, haverá encontro de regentes, seguido de conversa com a plateia (19h30) e concerto especial de encerramento com regentes selecionados (20h).

O programa do último concerto do evento, apresentado pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, é formado por peças de Gordon Jacob (“Celebration Overture”), Vaughan Williams (Concerto para tuba, com solo de Luciano Vaz), Frank Ticheli (“Postcard”) e Jose Blesa (“Mare Tenebrosum”).