Divulgada programação de 1ª ‘Festa do Bemfica’ na Matriz

283





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Secretária de Educação Angela Sartori reune-se com representantes  de escolas para definir detalhes da festa

 

A Prefeitura divulgou nesta semana a programação da 1ª edição da “Festa do Bemfica – o São João de Tatuí”. O evento junino reunirá todas as escolas da rede pública municipal, Fundo Social de Solidariedade e Santa Casa, “em torno de uma das mais importantes manifestações folclóricas do país”.

A festa é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e acontece nos dias 13, 14 e 15, sexta, sábado e domingo, respectivamente, na Praça da Matriz. A programação prevê concurso de quadrilhas, eleição da “miss” e “mister caipirinha”, atrações musicais, brincadeiras e comidas típicas.

Conforme a Prefeitura, cada escola será responsável por uma barraca. Toda renda obtida com a venda de produtos típicos será revertida para a APM (Associação de Pais e Mestres), das unidades participantes.

Ao todo, 26 barracas funcionarão no evento, comercializando bolinho de frango, pastel, pipoca, bolo de milho, lanche de pernil, entre outros. As brincadeiras típicas também estão confirmadas, como correio elegante, chutes a gol e jogo de argola.

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, a secretária de Educação, Ângela Sartori, afirmou que a ideia teve “ótima recepção entre toda comunidade escolar” (professores, funcionários, alunos e familiares). A expectativa já é de que a festa seja incorporada ao calendário anual de eventos.

“Certamente, a festa será altamente positiva, pois é uma oportunidade para integrar as escolas municipais, além de ser uma chance para explorarmos a arte, o folclore, e, até mesmo, outras disciplinas de forma mais interessante e lúdica”, afirmou Ângela.

Programação

A programação começa nesta sexta, às 18h, com apresentação da ciranda junina da Creche Municipal “Chiquinha Rodrigues”. Em seguida, às 18h20, acontece a apresentação da dança da saia, com alunos da creche “Amadeu Fragnani”, seguida, às 18h40, de quadrilha da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eunice Pereira de Camargo”.

Às 19h, ainda da sexta-feira, será a vez do arraiá do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal ) “Ayrton Senna da Silva”. Às 19h20, apresentam-se alunos da Emef “Sarah de Campos Vieira dos Santos”, com a copa caipira.

Às 19h40, a atração será a “Quadrilha Todo Mundo”, da Emef “João Florêncio”. Na sequência, às 20h, a Emef “Eugenio Santos” apresenta o “Levanta a Taça: Eugênio na Torcida”; e, às 20h30, haverá show com o Trio Clario.

No sábado, 14, o evento tem início às 16h, com apresentações do projeto Melhor Idade. Na sequência, estão programadas participações de alunos de outras sete unidades.

A Emef “Alan Alves de Araújo” fará participação com a “Quadrilha Maluca”; alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) “Vera Fonseca Sinisgalli” apresentarão a “Festa das Bandeirinhas”; seguido de casamento na roça (Emei “Maria de Lourdes Rosa Bueno”); roda de São João (Emef “Magaly Azambuja de Toledo”) e “The Girls”, Emef “Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”.

Também no sábado, o público poderá conferir as apresentações: boneca de pano (Emef “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”) “Ah, Qual é Que é?!” (Emef “José Galvão Sobrinho”); e “Não Solte Balão”, do projeto Senna em Ação. No sábado, também está programado show com a dupla Aruan e Tigre, às 20h30.

No domingo, a festa tem início às 16h30, com participação de alunos da Emef “José Tomas Borges” com a apresentação “Seguindo a Tradição”. Em seguida, estão programadas participações de alunos de mais quatro unidades de ensino.

A Emef “Accácio Vieira de Camargo” trará a “Araruna Pássaro Preto”; a “Teresinha Vieira de Camargo Barros” fará apresentação da festa na roça; a “Maria Eli da Silva Camargo” mostrará ao público a “Quadrilha Maluca”; e, a “Maria da Conceição de Oliveira Marcondes” trará a “Copa de Todo Mundo”.

Às 18h, haverá desfile para escolha da “miss” e do “mister caipirinha estudantil”, com premiação agendada para as 20h10. O evento tem encerramento às 20h30, com show com Nando Nunez, e teve programa definido em reunião realizada no início do mês, no Centro Cultural Municipal.