A diocese de Itapetininga promove no próximo domingo, 1o, o Dia Nacional da Juventude. A ação é organizada pelo “Setor Juventude” da denominação religiosa e espera reunir cerca de 2 mil jovens em atividades culturais e religiosas.
A ação é realizada nacionalmente. Na região, a cada ano, acontece em um dos 15 municípios que integram a diocese. O evento foi realizado pela última vez em Tatuí em 2010. Neste ano, são celebradas três décadas da ação.
Segundo Bruno Campos, da equipe de organização, o objetivo da atividade, que tem como lema “Juventude Construindo uma Nova Sociedade”, é seguir a diretriz do papa Francisco, “incitando a união dos jovens”.
“Queremos enfatizar a união entre todos eles e fazê-los compreender que, agora, é o momento de se preparar para um futuro melhor. Os jovens não são o futuro, são o presente. Queremos mostrar que, apesar de todas as dificuldades deste mundo, Deus existe e estamos agindo em prol da evangelização”, afirmou.
A ação terá início às 8h, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na rua Osvaldo Tavares, no Jardim Planalto. Jovens de outros 14 municípios da região serão recepcionados com café da manhã. Às 9h, o bispo diocesano dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto celebra missa solene.
Na sequencia, o grupo fará caminhada espiritual com trio elétrico até a Concha Acústica (praça Antonio Prado), onde será organizada uma série de atividades religiosas e culturais.
A ação terá início ao meio-dia e término previsto para as 16 horas. Uma praça de alimentação será instalada no local. Entre os shows confirmados, estão o da Comunidade Recado e o da Banda Arkanjos, que tem 25 anos de história e é um dos grupos mais reconhecidos da comunidade católica.
De acordo com Campos, o auge do evento será a exposição do ostensório, objeto litúrgico usado para a bênção do Santíssimo Sacramento e onde é colocada a hóstia consagrada para a adoração de Jesus Cristo, simbolizado no objeto. “Ele permanecerá em exposição, o que considero o principal momento”, destacou Campos.
O evento tem organização da Diocese de Itapetininga, por meio do Setor da Juventude, com apoio de vários segmentos da Igreja Católica local e da Prefeitura de Tatuí. Todas as atividades são gratuitas.
Show
Na mesma data, a comunidade católica deve reunir pelo menos mil pessoas em outro ponto da cidade, o ginásio de esportes da Associação Atlética XI de Agosto.
Lá, acontece celebração religiosa e show do padre Alessandro Campos, conhecido como “Padre Sertanejo”. Ele, que é o cantor brasileiro que mais vendeu CDs no ano passado no Brasil (mais de um milhão de cópias com um único o disco), visita o município pela primeira vez.
O show terá início às 20h e os ingressos custam a partir de R$ 35, na bilheteria do clube, à rua Oracy Gomes.