“Dia do Desafio” não tem disputa amistosa; foco é na mobilização

Dia do Desafio mobiliza crianças, adultos e idosos em atividades físicas (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer realiza atividades da 28ª edição do “Dia do Desafio”. A pasta convida a população a participar de ações. A programação acontece durante todo o dia.

Neste ano, o evento não contará com a competição amistosa entre as cidades. A meta deixa de ser a disputa entre populações para dar maior relevância para a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo.

Com o tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”, o Dia do Desafio tem o intuito de fortalecer as relações entre cidades, instituições e pessoas e estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo, por meio da prática regular de atividades físico-esportivas.

Em Tatuí, a programação terá início no paço municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, às 8h, com atividade física ao som de um trio elétrico. O evento tem participação do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, demais servidores públicos e alunos da rede municipal de educação e do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Das 9h às 22h as atividades serão concentradas na Praça da Matriz. A programação começa com apresentação do canil da Guarda Civil Municipal, seguida de participação de grupos e escolas de dança do município (Clube de Campo, Studio Levitar, Ballet Municipal e Teatro de Dança Rosinha Orsi). No local também ocorrerão atividades esportivas, como: atletismo, caratê, vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, pebolim, jogos de tabuleiro e judô.

Como em anos anteriores, a população pode praticar atividades físicas em qualquer local, mas deve registrar a participação por meio do WhatsApp (15) 3251-4844.

O “Dia do Desafio” é definido como um dos maiores movimentos sociais no combate ao sedentarismo, sendo uma iniciativa da Associação Internacional de Esportes para Todos. No continente americano, a campanha é coordenada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), com apoio institucional da Associação Internacional de Esporte e Cultura e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).