Jheniffer Sodré
Kits de perfumaria são algumas das opções de presente para o Dia das Mães
Com a aproximação do Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11, os comerciantes locais já começam a sentir aumento nas vendas. A expectativa geral, de acordo com dados da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município, é que haja um acréscimo de 4 a 5%.
A presidente da instituição, Lúcia Bonini Favorito, explica que esta é a segunda melhor data do ano para o comércio local. “O Dia das Mães só perde para o Natal em relação à movimentação de clientes e às vendas”, reforça.
Ela informa que, já no final de abril, houve aumento considerável no movimento dos estabelecimentos comerciais. “Aqueceu muito, e já dá para perceber que vai ter um rendimento maior que o dos meses anteriores”.
Lúcia conta que, na sexta-feira e no sábado do feriado, mesmo ainda não sendo dia de pagamento, o centro já ficou bastante cheio. Nas palavras dela, “o comércio da cidade estava fervendo”.
Na opinião da presidente da ACE, é comum haver aumento nas vendas nessa época do ano. “Não adianta, mãe é mãe, e todo mundo quer presentear. Por mais que seja ano de Copa, em que as pessoas estão tendo grandes gastos, os consumidores ainda querem agradar as mamães”.
Para Lúcia, o Dia das Mães é uma data boa para os comerciantes, pois tem forte apelo sentimental. Além disso, ela ressalta que o comércio de Tatuí é “forte, pois os empresários empenham-se, investem e fazem o possível para que o cliente tenha diversas opções de produtos à sua disposição”.
“Os consumidores percebem como o comércio tatuiano está bom. Mesmo com os shoppings de cidades próximas, as pessoas preferem comprar por aqui mesmo, pois oferecemos qualidade e bons preços”, afirma Lúcia.
Nesta época do ano, os segmentos que mais registram aumento, de acordo com informações da ACE, são os de calçados, roupas e decoração.
“Com a mudança de estação, cresce muito a procura por botas e vestimentas para o inverno. Mas a parte de decoração também continua em alta, e é muito comum a venda de vasos, aparelhos de jantar e baleiros decorativos”.
Em relação aos preços, Lúcia informa que a associação tem conversado bastante com os empresários para que eles trabalhem com bons valores, “para que o consumidor não precise sair de Tatuí para fazer compras”.
“Queremos que as pessoas comprem do comércio local e, para isso, garantimos os melhores preços. Elas podem até ir pesquisar em outras cidades, mas vão comparar e ver que, aqui, as coisas estão mais baratas”, garante Lúcia.
O gerente de uma loja de roupas localizada no centro, Carlos Eduardo Azevedo, conta que, assim que abril acabou, as vendas já ficaram melhores. “Só para o Dia das Mães acredito que teremos um aumento de até 10%”.
Segundo ele, maio é um mês excelente, e os clientes já têm procurado por opções de presentes para as mães, principalmente roupas e produtos de cama, mesa e banho, como cobertores e mantas.
“Se a temperatura baixar mais, a tendência é que melhore ainda mais nossas vendas”. Para Azevedo, o movimento na loja vai crescer assim que as pessoas começarem a receber o pagamento. “A partir de quinta-feira, acredito que vamos ter um aumento ainda maior”, finaliza.
Numa loja de colchões e camas, as expectativas já estão sendo alcançadas. O gerente Juliano Oliveira relata que o volume de vendas está maior que o esperado para esta época do ano.
“Acho que vamos ter um aumento de até 40%, pois a procura está muito grande. No sábado do feriado, por exemplo, o movimento foi excepcional”. O carro-chefe das vendas tem sido as “camas box”.
Para Oliveira, as vendas devem ser ainda melhores durante esta semana que antecede as comemorações do Dia das Mães.
Quem ainda não sentiu os efeitos da data comemorativa é a proprietária de uma perfumaria, Rosana Santi. Ela conta que, por enquanto, o movimento está igual ao de outras épocas do ano.
“Acredito que as vendas devem melhorar a partir de quinta-feira, quando a maioria das pessoas recebe o pagamento. Este é o primeiro Dia das Mães da loja, e me preparei bastante para esta data, desde fevereiro já estava pensando no que fazer”.
Para garantir o sucesso nas vendas, Rosana preparou diversos kits da linha banho, com xampus, sabonetes e hidratantes. “A partir de R$ 16, já é possível comprar um presente bacana para presentear as mães”, informa.
Desaceleração
Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o atual cenário de baixa atividade econômica projeta um aumento geral de apenas 3% no volume de vendas no comércio para o Dia das Mães.
Em 2013, a alta das vendas foi de 6,44%, em relação ao ano anterior. Em 2012, o aumento foi de 4,04% e em 2011, de 6,53%. Já em 2010, o crescimento chegou a 9,43% sobre 2009.
Esses índices são calculados pela CNDL, com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Se essa projeção se confirmar, este será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o cenário reflete o baixo grau de confiança do empresário brasileiro, apontado praticamente por todos os índices do mercado.
“Os lojistas amargaram o pior resultado dos últimos cinco anos nas vendas da Páscoa e não esperam um desempenho diferente agora, no Dia das Mães. O atual cenário econômico de inflação alta e de encarecimento do crédito já está impactando no poder de compra do brasileiro, o que reflete negativamente nas vendas a prazo”.
Segundo informações da CNDL, neste período do ano, artigos do vestuário, calçados, flores, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca e celulares do tipo “smartphones” são os itens que mais movimentam o comércio.