Dia da Consciência Negra em Tatuí é marcado com uma série de eventos

Programação organizada pelo setor cultural do município vai até o dia 22

Grupo Samba de Dandara se apresenta na Matriz (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e do setor cultural do município, entre estes dias 14 e 22, promove uma série de eventos para marcar ao Dia da Consciência Negra em Tatuí (celebrado em 20 de novembro).

A programação inclui atividades que “exaltam a diversidade cultural, valorizam a produção artística local, incentivam o diálogo sobre temas como a inclusão social e a identidade afro-brasileira e promovem o reconhecimento e a valorização das influências negras na história e na arte do Brasil”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

As ações acontecerão nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município e estão sujeitas a alterações devido a eventuais imprevistos ou necessidades de ajustes de seus organizadores. Confira, abaixo, a programação completa em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Programação

As ações incluem o lançamento do segundo episódio do projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua”, disponível no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube, com o tema “Urbanizando o Mercado Municipal”, produção de Emerson Henrique.

Com abertura nesta quinta-feira, a Praça da Matriz recebe, das 10h às 20h, a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, organizada pela Associação Tatuiana de Artesãos.

No mesmo dia, às 19h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), exibiria a série “Minorias Sociais”, produzida por Erik Machado.

Nesta sexta-feira, 15, o público pode conferir, nas redes sociais, o lançamento do projeto “Versos em Movimento”, que apresenta textos e poesias de autores locais, com curadoria de William Lima.

Já no sábado, 16, a Melody Music Arts, localizada na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 601, centro, sedia, das 10h às 17h, o evento “Jardim Literário: Plantando Palavras e Colhendo Histórias”, organizado por Jessé Jackson de Souza Ramos.

No mesmo dia, a Praça da Matriz é palco do All Black Trio, às 11h, em uma produção de João Pedro Petronilio Ferreira da Silva Souza.

Ainda no dia 16, entre 14h30 e 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” exibe o projeto “O Cinema à Deriva de Juan Siringo”, produzido por Felipe Abramovictz.

Segunda-feira, 18, é lançado no canal do Museu PS no YouTube o terceiro episódio de “Urbanizando …”, abordando o tema “Urbanizando a Fábrica Santa Adélia”, também sob a produção de Emerson Henrique.

A partir do dia 19 e até o 22, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” recebe uma exposição de máscaras, com apresentações culturais programadas para o dia 19, às 9h e às 14h.

A programação se estende para além do Dia da Consciência Negra, com a exposição “Personalidades Negras no Brasil”, produzida por Thony Guedes, que fica em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal” de até 10 de dezembro, aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

No próprio dia 20, às 15h, o museu é palco do show “Sons da Casa – Canções do Nosso Tempo”, produzido por Reginaldo César, seguido, às 17h, pelo Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, com apresentação do grupo Samba de Dandara, na Praça da Matriz, onde o público também poderá participar de um aulão de ritmos conduzido pelo professor Patrick.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui