‘Dia D de vacinação contra dengue em Tatuí acontece neste sábado

Doses podem ser tomadas na ESF da vila Angélica, Santa Rita e UBS Central

Imunizante deve ser tomado por adolescentes de 10 a 14 anos (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Neste sábado, 22, das 9h às 14h, na UBS Central (CS1-Postão), na ESF Vila Angélica e na ESF Jardim Santa Rita de Cássia, a prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, promoverá o Dia D de vacinação contra a dengue em Tatuí.

Nas três unidades de saúde, a vacina Dengue Atenuada Quadrivalente (Qdenga) estará disponível para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia ou não pela doença. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses.

De acordo com Yasmin Fernandes Camargo, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, a cidade teve neste ano, até esta semana, 453 casos confirmados de dengue – ou seja, 1.232% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 34.

Além disso, o número de casos deste ano, até então, já era 51% do confirmado em todo o ano passado, quando houve 882 casos de dengue. Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta que é obrigatória a presença do pai e/ou responsável pela criança ou pelo adolescente. Ao chegarem na sala de vacina, ambos responderão a uma entrevista rápida para saberem se o adolescente está apto a tomar o imunizante.

Após receber a dose, a criança e/ou adolescente deverá permanecer em repouso na unidade de saúde por 15 minutos, acompanhado do pai ou responsável, para depois ser liberado.

Aqueles que não conseguirem tomar a vacina no “Dia D” podem receber o imunizante de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, em uma das unidades básicas de saúde urbanas.

Nas UBSs rurais, a vacinação está disponível no bairro Congonhal todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, e no bairro Mirandas, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h.

Mais informações sobre a vacina Dengue Atenuada Quadrivalente (Qdenga), podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (15) 3259-6358.

No município

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, desde o início da Campanha de Vacinação contra a Dengue, em 19 de junho de 2024, até o dia 13 de fevereiro, apenas 1.207 doses tinham sido aplicadas, sendo que a população de crianças e adolescentes nessa faixa etária (10 a 14 anos) é de 8.188 pessoas.

Desse total de 1.207 imunizantes aplicados, 950 são referentes à primeira dose e 257, à segunda, que deve ser tomada após três meses.

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica para todos os estados e Distrito Federal atualizando a recomendação do uso da vacina da dengue, permitindo a ampliação do público-alvo, em caráter temporário, para doses com prazo de validade iminente.

“A iniciativa visa garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença”, divulgou o Ministério da Saúde.

As doses com prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou serem aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 a 16 anos.

Para as vacinas que completarem um mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula, abrangendo a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Yasmin informa que não é o caso de Tatuí: “Segundo a nota técnica 65/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS, reforçamos que essa é apenas uma estratégia temporária, aplicada apenas para as vacinas que possuem validade até 30 de abril de 2024. Nosso estoque no momento possui apenas doses de vacina de dengue com validade para 22 de novembro de 2025”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui