‘Desenvolvimento Econômico’ avalia aumento de empregos em Tatuí

Diretor de órgão municipal aborda expectativas para 2025

PAT avalia aumento no número de vagas de emprego (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), os empregos em Tatuí têm apresentado crescimento no número de vagas durante o ano todo.

Hamilton Silva, diretor do Desenvolvimento Econômico do município, nesta semana, falou sobre os números e apresentou expectativas já para o ano de 2025.

Ele comentou que, antes de uma empresa decidir instalar-se ou expandir os negócios, avalia a infraestrutura que o município oferece. “Para isso, a lição de casa precisa ser feita de forma adequada. Setores como Saúde, Educação, Segurança e Mobilidade precisam oferecer condições para receber a demanda dos funcionários que as empresas irão contratar”, acentuou.

“Neste sentido, a prefeitura de Tatuí vem realizando ações positivas em todos os setores”, sustentou ele. O diretor também informou que vem realizando ações “proativas” de visitas e reuniões com empresas locais e, também, que não estão no município, além da flexibilização da Lei de Incentivo Fiscal, visando ao aumento da produção e, consequentemente, a geração de empregos.

“A administração municipal não tem poupado esforços em realizar ações que sejam atraentes para o investidor”, completou. De acordo com o diretor, as visitas têm “revelado grande interesse de empresas locais em expandir a produção”. “Marquespan, Santista e Yazaki, por exemplo, serão responsáveis pela geração de 2.000 novas vagas de emprego para 2025”, antecipou.

“Delta, Petz, Flash, Tenda e Shopee são empresas que devem chegar nos próximos meses, além de grandes grupos orientais (através do Desenvolve SP) já terem manifestado interesse em se instalar em Tatuí”, continuou.

“Dessa forma, nossas expectativas são excelentes e justificam o lugar de destaque na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na geração de emprego e renda, sendo, proporcionalmente, uma das cidades que mais crescem na região, segundo dados do Caged”, declarou.

Em relação a novos investimentos, Silva informou que o Núcleo de Desenvolvimento Econômico de Tatuí está trabalhando junto a empresários, Senai, Fatec e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para a aquisição de novos cursos de qualificação para o setor industrial.

“O setor está bastante aquecido em Tatuí e com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, principalmente em se tratando de manutenção industrial”, afirmou.

Silva também destaca a importância da qualificação: “O recado para os jovens é: qualifiquem-se. A prefeitura de Tatuí, através de seus convênios com o Senai, o Sebrae, a Fatec, o Sindicato Rural e o Fusstat, oferece diversos cursos gratuitos através do link https://ww4.tatui.sp.gov.br/cate/cursos”.

Dados recentes

Segundo o Caged, em julho, houve 1.331 contratações no município e 1.177 demissões, resultando em saldo positivo de 154 empregos. No mês anterior, junho, a cidade obteve saldo de 216 vagas, com 1.340 admissões e 1.124 desligamentos.

O número do ano de 2024 (entre janeiro e julho), considera 9.663 admissões e 8.128 demissões, resultando no saldo de 1.535 novas vagas. O número supera em quase 140% o mesmo período do ano passado, que contou com 7.606 contratações e 6.966 demissões, com saldo positivo de 640 vagas.