Desenvolvimento é meta de novo Sicredi

A agência Sicredi Nossa Terra de Tatuí, na cerimônia de inauguração da agência local, sexta-feira à noite, 18, acentuou a pretensão de “cooperar com o desenvolvimento dos associados e do município”.

Para isso, a nova unidade anunciou a oferta de uma série de serviços de natureza bancária de “forma diferenciada”.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, fundada em 1902, que conta com 116 cooperativas, representada por mais de 1.700 agências e que, atualmente, soma 4 milhões de associados em 22 estados e no Distrito Federal.

A cooperativa Sicredi promoveu a solenidade de inauguração exclusivamente para convidados, associados, funcionários da instituição, autoridades públicas e representantes da sociedade civil.

Discurso da prefeita Maria José durante inauguração da agência Sicredi TatuíDe acordo com a presidente do Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, “a instituição chega ao município para cumprir a missão de valorizar o relacionamento e oferecer à comunidade serviços de natureza bancária, porém, de uma forma muito diferenciada”.

A presidente informou que Tatuí faz parte da área de atuação da instituição integrando um projeto de expansão. “O município possui mais de 120 mil habitantes muito receptivos em um solo muito forte ao cooperativismo de crédito”, comentou ela, na inauguração.

Conforme Maura, o modelo de negócios do Sicredi “forma uma cadeia de valores que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade”. Ela complementou ressaltando que o padrão adotado pela unidade agrega renda e possibilita o desenvolvimento do município.

“O Sicredi tem uma missão muito importante, e tenho certeza de que irá contribuir, imensamente, com o desenvolvimento local. Dessa forma, queremos proporcionar o desenvolvimento aos nossos associados e à comunidade de um modo geral”, declarou.

Maura destacou que a instituição financeira não possui uma relação “banco e cliente” que normalmente existe em agências convencionais. A presidente da cooperativa frisa que, no Sicredi, os associados são donos e usuários do empreendimento.

Dessa maneira, a presidente explicou que, como usuário, o associado pode utilizar produtos e serviços de natureza bancária, porém, com “preço justo”; já como dono, o associado faz parte do empreendimento, “tem voz, tem voto e participa do resultado”. “Uma relação que só o cooperativismo pode oferecer”, reforçou Maura.

O gerente-geral da nova agência local, Maison Pereira de Carvalho, explica que tudo o que os bancos convencionais geram de receitas são entregues aos acionistas. Contudo, no Sicredi, por ser uma instituição financeira cooperativa, toda a receita gerada fica no município, aos associados.

A O Progresso, Carvalho apontou que os associados têm poder de decisão no Sicredi. Ele informou que, quando um exercício é fechado, todos são convidados a participar de uma assembleia e têm o poder de “decidir o futuro da cooperativa”.

“Nossos associados podem decidir qual recurso iremos destinar a um projeto social ou o que será destinado como sobras de juros e capital. Eles têm esse poder de decisão, pois realmente estamos à disposição para intermediar e atender o nosso associado”, acentuou o gerente-geral.

Inauguração da agência da Sicredi Nossa Terra de Tatuí

Conforme o diretor executivo do Sicredi Nossa Terra PR/SP, Alex Fabiano Duarte, a cooperativa possui “uma proposta de relacionamento que busca entender as necessidades de cada um dos associados individualmente, para supri-las”.Duarte salienta que o Sicredi cresce, mesmo em momentos de crise, em torno de 20% a 25% ao ano. “Estamos na contramão do mercado financeiro. O Sicredi tem aberto novas agências, enquanto os bancos, em geral, têm fechado suas unidades”, observou.

O Sicredi Nossa Terra PR/SP atua no oeste do estado do Paraná e em São Paulo. Na região, a cooperativa possui agências em Tietê, Boituva e Cerquilho. Em Tatuí, o diretor executivo aponta que a agência oferece todos os diferenciais e o modelo cooperativista.

“A unidade de Tatuí é uma agência modelo, moderna, ampla e que tem a proposta de fazer um atendimento diferente do que as pessoas estão acostumadas no mercado financeiro”, assegurou Duarte.

O diretor de negócios do Sicredi Nossa Terra PR/SP, Elder de Oliveira, reforçou o propósito da instituição financeira cooperativa de “fazer a diferença na vida dos associados e da comunidade”.

“A nossa proposta, em Tatuí, é a de sermos a principal instituição financeira da população, oferecendo todos os produtos e serviços financeiros que o mercado oferece, mas de um jeito diferente, de uma forma cooperativa”, destacou.

Apesar da inauguração ter acontecido na sexta-feira, 18, Oliveira contou que o investimento em Tatuí começou há dois anos, aproximadamente, com as tratativas iniciais e a procura pelo espaço ideal.

“Estamos concretizando um sonho com essa estrutura moderna e maravilhosa que estamos oferecendo à população tatuiana”, pontuou o diretor de negócios.

Carvalho expôs que “Tatuí foi escolhida por possuir um potencial enorme e estar em ascensão”. Ele revelou terem sido analisados outros imóveis, porém, sobressaiu-se a “identificação” com a história do edifício emblemático das antigas fábricas Santa Cruz, Campos & Irmãos e Santa Adélia, que veio a ser ocupado pelo Sicredi.

Presidente Maura Carrara discursa durante solenidade ao lado do gerente-geral Maison Pereira de Carvalho (foto: Eduardo Domingues)

“Depois de muito trabalho, abrimos as portas. No passado, o imóvel era uma fábrica de tecelagem e, hoje, conseguimos manter essa estrutura, porém, deixando um ambiente muito agradável ao nosso associado e futuro associado”, ressaltou Carvalho.

O imóvel, de propriedade do empresário Lupércio de Almeida Neto, foi restaurado para abrigar a nova instituição financeira cooperativa. O prédio histórico passou a contar também com um memorial, no qual apresenta tijolos da antiga Fábrica Santa Cruz – a primeira a ocupar o espaço.

A agência ocupa o simbólico espaço “com uma nova proposta, unindo o passado ao futuro em um só ambiente”, conforme reiterado pela instituição.

No local, os associados têm acesso livre a rede wi-fi e podem utilizar a “Sala Tatuí” para reuniões. Além disso, a agência conta com o “Espaço Café”, em dois ambientes.

Conforme Maura, o Sicredi Nossa Terra de Tatuí está à disposição de toda a comunidade. A presidente reforça que a cooperativa oferece a estrutura para qualquer pessoa física ou jurídica.

“Temos espaços que podem ser utilizados para realização de negócios. Pessoas físicas ou jurídicas podem vir aqui e fazer o uso da ‘Sala Tatuí’ para receber um empresário, um cliente ou um fornecedor”, aponta.

“Está será uma casa de vocês. Queremos que utilizem toda essa estrutura da maneira que acharem oportuna, pois pretendemos proporcionar uma verdadeira experiência a todos”, complementou.

Maura ainda destacou a oportunidade de, em um mesmo ponto da cidade, Tatuí concentrar três segmentos do cooperativismo. O Sicredi se instalou na mesma esquina da Coop (Cooperativa de Consumo) e da Unimed Tatuí. “Isto é uma coincidência fantástica! São poucas cidades que têm esse privilégio”, frisou a presidente.

Presente na solenidade, a prefeita Maria José Vieira de Camargo declarou que “o Sicredi, em Tatuí, será mais que uma cooperativa de crédito: será uma apoiadora do desenvolvimento local”.

De acordo com a prefeita, “este é um momento importante para a economia local, pois Tatuí está começando a retomar o crescimento econômico”.

Maria José ainda destacou a vocação turística e cultural tatuiana, a qual, segundo ela, “o Sicredi abraçou ao se instalar em um imóvel que foi sede de antigas fábricas têxteis”.

“Devidamente restaurado, este espaço ficou belíssimo. O destino quis que essa região da cidade reunisse grandes cooperativas: a Unimed, a Coop e, a partir de hoje, o Sicredi”, afirmou.

“Tenho a certeza que aqui serão realizados grandes negócios e que Tatuí ganha uma instituição financeira com vocação social e que irá apoiar o nosso desenvolvimento”, concluiu Maria José.

Autoridades locais e executivos da cooperativa prestigiam inauguração; penúltima abaixo à direita, a presidente Maura Carrara (foto: Eduardo Domingues)