Da redação
Nesta semana, a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, informou estar disponibilizando coletores de óleo de cozinha usado em pontos estratégicos de Tatuí.
Os equipamentos estão localizados nos ecopontos dos bairros Inocoop e Pacaembu, no Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e no Departamento de Meio Ambiente.
A nova campanha de sustentabilidade é uma parceria com a empresa Captóleo, especializada na coleta e reciclagem de óleos vegetais.
De acordo com o secretário da pasta, Danilo Floriano, estudos apontam que apenas um litro de óleo de cozinha descartado incorretamente pode contaminar até 25 mil litros de água.
“Essa ação de coleta é uma resposta às crescentes preocupações ambientais, buscando sensibilizar a comunidade sobre os danos causados pelo despejo de óleo em ralos ou lixo comum, que podem resultar na poluição de cursos d’água e no entupimento da rede de esgoto”, argumenta.
Sobre o suporte tecnológico e logístico com a empresa Captóleo, Floriano comenta que “o projeto não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também fomenta a economia circular, gerando oportunidades de emprego e promovendo a sustentabilidade na cidade”.
Para descartar o óleo de cozinha usado de forma prática e segura, o munícipe deve armazená-lo em garrafas pet bem vedadas e levá-las até um dos pontos com coletores.
Todo o material será encaminhado à Captóleo para reciclagem e reaproveitamento, transformando o resíduo em produtos como biodiesel, sabão e outros itens sustentáveis.
O óleo de cozinha usado pode ser entregue nos endereços: ecoponto oeste, na rua Diomar Gianotti, sem nº, bairro Inocoop, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h; ecoponto Pacaembu, na rua Joel da Silva Franco Pinduca, sem nº, no bairro Pacaembu, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h; Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, no Largo do Mercado, sem nº, centro, todos os dias da semana, das 6h às 17h; e no Departamento de Meio Ambiente, na praça Aldo Zani, 30, vila Brasil, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.
Mais informações sobre os pontos de coleta, bem como dicas de descarte do óleo de cozinha usado, podem ser obtidas com a equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (15) 3205-1199 ou pelo e-mail meioambiente@tatui.sp.gov.br.