Derrota tira S. Cristóvão/Guarapó da disputa de tí­tulo do Zé Leiteiro





Derrota acachapante tirou a equipe do São Cristóvão/Guarapó da edição 2016 do “Campeonato José de Campos”. A despedida do combinado se deu por conta do segundo resultado negativo consecutivo dele, no torneio desportivo.

O time que disputava uma vaga para as semifinais de futebol de campo despediu-se na manhã de domingo passado, dia 28 de fevereiro. A última partida foi decidida contra a equipe anfitriã, a Associação Atlética Áz de Ouro.

O confronto que marcou a saída do São Cristóvão/Guarapó teve início às 9h, no campo do Áz de Ouro, no bairro Tanquinho. O espaço tem acesso pela rua Teófilo Andrade Gama, que liga o centro da cidade ao Jardim Santa Rita de Cássia.

A nona partida da competição (oitava por ordem de definição na tabela) representou a segunda participação do combinado no torneio. Na estreia, que aconteceu no dia 21 de janeiro, o time perdeu por 3 a 0 para o Santa Cruz Futebol Clube.

Com a derrota, o combinado precisaria vencer numa segunda participação, se quisesse continuar na disputa. Este também era o caso do Áz de Ouro. Os donos da casa perderam a primeira partida nos pênaltis (2 a 1) para o XI de Agosto, após empate sem gols no dia 31 de janeiro. Em seguida, venceram o Pé na Cova, por 2 a 1, no confronto realizado no dia 21 do mês passado.

Diante dos resultados anteriores, tanto o Áz de Ouro como o São Cristóvão brigavam pela vitória. No embate em campo, o time da casa mostrou superioridade. Venceu por 5 a 0, com gols de Jorge Zaratin, Geraldo Paes (três) e José Fernandes.

O resultado levou a equipe da casa para novo compromisso, neste fim de semana. A partida acontece no mesmo campo e horário da semana passada. Na ocasião, o Áz de Ouro enfrentará o São Martinho, a partir das 9h. O time do “Leão do Sul”, que fará o próximo confronto, disputou dois jogos até o momento.

No primeiro, no dia 17 de janeiro, abertura da competição, a equipe derrotou o Associados do Clube de Campo por 3 a 0. No segundo, perdeu para o Sexta Máster nos penais por 3 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A segunda disputa do São Martinho aconteceu no dia 21 de fevereiro.

Nesse mesmo mês, mas no dia 28, outras duas equipes protagonizaram disputa pela competição. Apesar do resultado, nenhuma delas deixou o campeonato.

No jogo das 10h, o Santa Cruz registrou segunda vitória no torneio. O time do “Dragão da Colina” derrotou, nas penalidades, a Associação Atlética XI de Agosto. A “Égua Vermelha” sofreu a primeira derrota na competição por 5 a 4. O time perdeu nas cobranças de penalidades, após empate pelo placar de 2 a 2.

No tempo regulamentar, o XI de Agosto marcou com Osni Correa e Marco Paulino. Já o Santa Cruz carimbou tentos com os jogadores Lucas e Joubert Coito. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude não divulgou os nomes dos jogadores que marcaram os gols anotados durante a cobrança de penais.

Informou, no entanto, que o XI de Agosto terá quarta participação no evento de futebol de campo neste domingo, 6. A equipe enfrentará o Nova União, às 10h.

Os jogos têm entrada franca e são organizados por Osvaldo Luís Peixoto, Keka, por meio da Prefeitura. O evento conta com colaboração de Cesário Mota Filho, Cesário Tatu. Ele é responsável pela manutenção do torneio que teve início com encontro entre amigos na propriedade do desportista que dá nome ao evento.

As partidas tiveram início de maneira descompromissada, sendo ampliadas para participações de atletas de outros times. Passado um tempo, o evento ganhou corpo e regulamento. Atualmente, abre o calendário de esportes do município.