Diléa Silva
Na quinta-feira, 27, a unidade de Estratégia Saúde da Família “Dr. Simeão Orsi”, Secretaria da Saúde da prefeitura de Tatuí, localizada na vila Angélica, realizou uma palestra com o tema “Depressão Infantil” para os pacientes.
“Aproveitamos para abordar esse tema no dia em que os pais e ou responsáveis levariam as crianças para consulta com a pediatra Dayane Mitiko Otino, já que é um assunto cada vez mais comum nos consultórios médicos e que muitas pessoas pensam que pode atingir somente os adultos”, explicam as enfermeiras responsáveis pela ESF, Juliana Maria Draus Sfair e Mariana Leme Rosa de Arruda.
De acordo com elas, a necessidade foi trabalhada em conjunto com a psicóloga da unidade de saúde, Lucimara Rosa Ribeiro de Paula, que abordou as diversas causas da depressão infantil.
“O que mais chama a atenção é que a depressão e a ansiedade estão sendo desencadeadas pelo uso abusivo das telas digitais e, consequentemente, pela falta de afeto nas relações familiares”, explicou a psicóloga.
Na palestra, Lucimara orientou os pais e responsáveis sobre a importância da família no tratamento de psicoterapia infantil, tão necessário quanto o do próprio psicólogo, e ressaltou que, em grande parte das situações, eles também precisam fazer psicoterapia individual para que consigam ajudar seus filhos.
“Junto com a psicoterapia infantil, o psicólogo realiza o trabalho de orientação e acompanhamento da família, pois cabe a ela o compromisso e o comprometimento incondicionais para que a saúde mental da criança possa ser restaurada”, finalizou Lucimara.