Departamento de Turismo de Tatuí destaca ações de 2024

Executivo elenca conquistas e realizações do setor, como festas e avanços na cultura

Inauguração do Museu da Imagem e do Som e do Memorial do Rugby (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Ao longo desta semana, a prefeitura seguiu levando a público o balanço dos trabalhos desenvolvidos por secretarias municipais ao longo de 2024. Um deles diz respeito ao Departamento de Turismo de Tatuí.

De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o departamento alcançou, no ano de 2024, “grandes conquistas e importantes realizações que reafirmaram o compromisso em promover o desenvolvimento do setor turístico e o acesso a experiências culturais e de lazer para todos”.

“Por meio de ações que ampliaram as oportunidades de turismo, valorizaram os atrativos locais e melhoraram a infraestrutura voltada aos visitantes, a prefeitura tem contribuído para o fortalecimento da economia local, o bem-estar da população e a valorização da identidade cultural da cidade, promovendo um ambiente acolhedor e atrativo para todos”, acentua o material de divulgação.

Entre os destaques, estão a Feira do Doce, a Festa de São João do Bemfica (festa junina oficial de Tatuí), o Carnaval, o Natal Encantando e as competições no Aeroclube.

Também estão na lista a inauguração do Complexo Cultural de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som (MIS Tatuí) “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”; e a captação de recursos para a revitalização da Concha Acústica “Maestro Spartacco Rossi”, na praça Antônio Prado.

O Carnaval (Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família) “foi planejado com ações estratégicas envolvendo diversos órgãos municipais para proporcionar uma experiência segura e divertida para a população”, aponta a assessoria.

“Com um público estimado em mais de 25 mil foliões, o Carnaval foi marcado pela organização, garantindo a tranquilidade e a boa convivência de todos os participantes, enchendo de cores, ritmos e alegria”, acrescenta a assessoria.

Já a Festa de São Jorge, citado no Hino a Tatuí, é em prol ao Lar Donato Flores, que desenvolve atendimento direto e a garantia de direito a crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação de mais de 250 cavaleiros, entre homens, mulheres e crianças, em sua tradicional “Procissão dos Cavaleiros de São Jorge”. Contando com a programação recreativa, que inclui shows e almoço caipira, o evento reuniu público estimado em 1.200 pessoas.

Em relação à 93ª Festa da Caridade, do Lar São Vicente de Paulo, com a tradicional Romaria de Corpus Christi, o Executivo aponta que o evento anual é concretizado por meio do trabalho de instituições apoiadoras e de mais de mil voluntários diretos e indiretos, além do suporte da prefeitura.

“A festa e a romaria fazem parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo e, no ano de 2024, mais de 20 mil pessoas estiveram prestigiando”, enfatiza.

A Festa de São João do Bemfica de 2024 recebeu cerca de 35 mil pessoas. O evento, realizado na Praça da Matriz, durou três dias e envolveu alunos e profissionais da rede municipal de ensino com apresentações de quadrilhas juninas, concurso de miss e mister caipirinha e barracas de comidas e bebidas típicas.

Uma das festas mais tradicionais do município, a Feira do Doce, realizada pela prefeitura, em parceria com a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), reuniu 65 expositores e mais o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) em sua décima edição.

Entre os dias 5 e 9 de julho, na Praça da Matriz, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista teve a passagem de 298.233 pessoas, que consumiram 426 mil doces e movimentaram mais de R$ 2,3 milhões.

O número de empregos gerados entre os expositores/doceiros durante os cinco dias “mais doces do ano” foi superior ao da edição de 2023. No ano de 2024, 869 empregos diretos e indiretos foram criados, sendo que, em 2023, foram 615.

Além disso, as empresas doceiras participantes da feira, de acordo com pesquisa realizada entre elas, gastaram, nesse período, no comércio tatuiano, um montante estimado em R$ 790,7 mil.

O Tatuí Rodeo Music, que aconteceu entre 1º e 3 de agosto de 2024, atraiu mais de 32 mil pessoas. O evento contou com grandes shows de cantores consagrados no cenário nacional, como: Os Menotti, Us Agroboy, MC Don Juan, Luan Pereira e DJ Guetto.

Mais um evento destacado pelo Executivo foi o XI Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, realizado no Aeroclube de Tatuí pelo CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas), com a cooperação do Aeroclube e apoio da prefeitura.

Entusiastas e profissionais da aviação de todo o Brasil reuniram-se de 7 a 11 de agosto de 2024. “Durante os cinco dias, mais de 50 mil visitantes puderam assistir a espetáculos aéreos impressionantes e desfrutar de uma variedade de atrações em solo”, lembra o Executivo.

Uma das novidades foi a instalação de uma arquibancada no Aeroclube, aproximando ainda mais os visitantes das manobras e exibições aéreas, “oferecendo conforto e uma experiência imersiva”.

A competição contou com, aproximadamente, 30 competidores e 16 diferentes aeronaves “para desafiar os limites da acrobacia aérea”; praça de alimentação, exposições, shows, área infantil, passeios de balão e voos panorâmicos.

Outro evento, também realizado no Aeroclube, foi a tentativa de quebra de recorde nacional de FQL (formação em queda livre) com 133 paraquedistas, que aconteceu entre os dias 8 a 12 de julho.

Para levá-los ao ar, foram necessárias nove aeronaves, que voaram em formação, lançando os atletas de uma altura de 18 mil pés. Porém, a equipe foi surpreendida por uma frente fria que, segundo o organizador David Rodrigues, atrapalhou o número de saltos que a equipe poderia fazer.

“Mesmo sem os paraquedistas atingirem o objetivo do evento, as aeronaves realizaram um feito histórico na aviação latino-americana e no paraquedismo nacional”, destaca o Executivo.

Segundo os organizadores, o voo com as nove aeronaves em formação se consagrou como o maior lançamento de paraquedistas da América Latina e o maior encontro de paraquedistas já efetuado no Brasil.

Realizado no Centro Hípico de Tatuí (CHT), o 9º Classic Car Tatuí faz parte dos calendários oficiais municipal e estadual de turismo, é realizado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí e tem como foco principal a exposição de veículos antigos, como: hot rod’s, caminhões, pick-ups, motonetas clássicas, Cadillac, Studebaker, Corvette, Plymouth, entre outros.

São expostos, aproximadamente, 200 veículos antigos. Além da exposição, o evento conta com praça de alimentação, espaço infantil, feira de peças antigas e shows com bandas locais e regionais. Em 2024, durante dois dias, mais de 5.000 pessoas compareceram ao evento.

As festividades do “Natal Encantado 2024 – Doce Natal” também foram destacadas pela assessoria de comunicação da prefeitura. O evento, realizado em parceria com a Aprodoce, aconteceu entre 6 e 23 de dezembro com várias atrações, mantendo a tradição de eventos natalinos anteriores e atraindo um público estimado em 97,8 mil pessoas.

A programação natalina incluiu o tradicional “Pinheirão de Natal” iluminado, dois desfiles natalinos (carreata do Grupo São Roque Supermercados e Caravana de Natal da Coca-Cola), Casa do Papai Noel, Bazar de Natal do Fusstat, Carreta da Alegria, Natal Musical, Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música” e Vila dos Doces.

A inauguração do Complexo Cultural de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes” também foi citado como um dos destaques do turismo de 2024.

Esta foi a entrega do terceiro equipamento cultural de Tatuí com prédio próprio. Todo o Complexo Cultural é parte integrante do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, visto que a reserva técnica dos equipamentos será administrada na edificação do prédio centenário da praça Manoel Guedes.

O tradicional desfile cívico do aniversário de Tatuí, que sempre acontece no dia 11 de agosto, aniversário da cidade, contou em 2024 com 74 atrações e cerca de 6.000 participantes, entre militares, estudantes, cavaleiros e integrantes de clubes de serviços e associações, que desfilaram para um público de, aproximadamente, 23 mil pessoas.

O tema foi “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”, “destacando a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí, incluindo monumentos, construções históricas, tradições, práticas culturais, artesanato, arte, literatura e música”, relata a assessoria.

Outra ação lembrada pelo Executivo é a interação do município no Mapa do Turismo Brasileiro, que faz parte do programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), do governo federal, que também reconhece como atuante o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur).

A confirmação foi recebida pela prefeitura após a ter renovado as certificações anuais para compor a edição 2024/2025 do Mapa do Turismo Brasileiro.

Esse mapa ajuda a nortear a definição de aporte de recursos orçamentários pelas áreas de atuação do MTur, além de categorizar os municípios no intuito de identificar o desempenho da economia do setor.

Além disso, o município está em processo para pleitear o título de estância turística. Em setembro do ano passado, o Executivo apresentou informações para a Secretaria de Turismo e Viagens, do estado de São Paulo, que integram o processo para pleitear o título de estância para o município.

Um dossiê técnico, com mais de 150 páginas, foi formatado e encaminhado ao Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (Gamt), da secretaria estadual.

Ainda no quesito de turismo, ocorreu a 6ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí, realizada no mês de setembro, marcada por uma série de atividades que “destacaram o vasto potencial turístico do município”.

“Com ações voltadas para a conscientização, capacitação e valorização dos atrativos locais, o evento reforçou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade”, completa a assessoria da prefeitura.

Outra ação lembrada foi a criação do Fundo Municipal de Turismo, aprovado em sessão extraordinária na Câmara Municipal. O projeto de lei 09/2024, de autoria do Executivo, dispõe sobre a criação do Fumtur com o objetivo de captar e repassar recursos para o fomento do turismo em Tatuí.

O Fumtur será gerido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) será responsável por deliberar, fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos.

Mais um ponto resgatado pela prefeitura é a reforma e a revitalização da Concha Acústica “Maestro Spartacco Rossi”, na praça Antônio Prado.

O convênio, que permitirá a realização das obras, foi assinado pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), contemplando diversas estâncias e municípios de interesse turístico (MIT).

“Na Concha Acústica Municipal, são realizados festivais gastronômicos, apresentações culturais, shows e outros eventos. Por isso, a revitalização permitirá um aumento da área utilizável para a montagem de estruturas temporárias, como tendas, estandes e estruturas de alumínio, consolidando o espaço como um dos mais preparados para receber eventos no município”, acrescenta a assessoria.

O curso de capacitação em turismo também foi citado como uma das ações da pasta do ano passado. Mais de 120 alunos foram capacitados de 2021 a 2024, em parceria com o Sindicato Rural de Tatuí, para promover o turismo rural.

Os cursos oferecidos foram: monitoria na propriedade de turismo rural, turismo pedagógico no meio rural e promoção e comercialização de turismo no meio rural.

O artesanato também foi evidenciado pelo Executivo. Com foco no desenvolvimento econômico e cultural da cidade, o Núcleo Municipal de Artesanato encerrou as atividades anuais com um saldo positivo: ao longo do período, foram realizadas 11 feiras que reuniram diversos expositores de artesanato e gastronomia.

As feiras contaram com a participação de 20 barracas de artesanato, nas quais “os visitantes puderam adquirir peças únicas e artesanais, representando a riqueza da cultura local”.

“Além disso, a gastronomia também esteve bem representada, com 11 barracas de alimentos, oferecendo ao público uma diversidade de pratos típicos e delícias regionais”, aponta.

Encerrando as ações, está o atendimento a eventos comunitários e solidários, “em um esforço contínuo para fomentar a integração social e reduzir os custos de eventos comunitários”.

A iniciativa contabilizou 249 atendimentos ao longo do ano passado e disponibilizou a infraestrutura necessária para eventos, como empréstimos de tendas, banheiros, palcos, transportes, cadeiras, sistemas de som e espaços públicos, “promovendo maior acessibilidade para a população”.

Os segmentos atendidos incluíram órgãos públicos, eventos de bairros, entidades comunitárias e eventos religiosos, “contribuindo para o fortalecimento do espírito de solidariedade e engajamento social nas comunidades locais”, conforme a assessoria.

O Executivo também relata que “as realizações do Departamento de Turismo evidenciam o compromisso da prefeitura em valorizar as riquezas locais e impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural por meio do turismo”.

“Em 2024, importantes conquistas promoveram a ampliação de atrativos turísticos, a realização de eventos e a criação de programas que incentivam a visitação e a preservação do patrimônio, estabelecendo uma base sólida para novos projetos que continuarão a transformar a cidade em um destino de destaque neste ano”, completa a assessoria.

“Estamos empenhados em transformar nosso município em um destino reconhecido, valorizando nossas riquezas naturais, culturais e históricas”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, por meio do setor de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui