O Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) deve iniciar, nos próximos meses, fase de testes para implantação de um calçadão na rua Prudente de Moraes. É o que antecipou a O Progresso o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva.
A medida atende a pedido da ACE (Associação Comercial e Empresarial), apresentado dia 23 de agosto, no evento de posse da nova diretoria da entidade. Na ocasião, foi repassado ao secretário um ofício no qual solicita-se à Prefeitura a revitalização de um trecho da via.
A direção da ACE também apresentou um projeto inicial, prevendo o alargamento de calçadas da rua para melhor passagem de pedestres, a implantação de bancos e de paisagismo. Um desenho de como ficaria o espaço foi repassado ao secretário.
As sugestões deverão entrar em pauta de reuniões a serem realizadas entre o secretário, os representantes da ACE e técnicos do departamento. Xavier antecipou que a Prefeitura já tinha planos de fazer intervenção em um trecho da rua.
Inicialmente, o Executivo pretendia implantar jardins laterais nas calçadas de ambos os lados e, se possível, disponibilizar bancos para os pedestres. De momento, vai analisar a viabilidade das sugestões encaminhadas.
Segundo Xavier, os comerciantes pedem, no trecho entre as ruas José Bonifácio e 13 de Maio, a implantação de uma baia para uso de caminhões. O espaço seria destinado a motoristas que precisem carregar ou descarregar mercadorias.
Como a rua é ocupada na maioria pelo comércio, a circulação de veículos precisa ser mantida. A via também abriga imóveis residenciais, cujos proprietários devem ter o direito de livre circulação, com ou sem veículos, levado em consideração. Por este motivo, o secretário disse que as medidas a serem adotadas deverão ser muito bem estudadas.
A ACE também pleiteia o alargamento das passagens de pedestres. “O projeto dos comerciantes é de um calçadão, prevendo aumento dos passeios públicos em um metro de cada lado da rua, do Mercado até a loja Picida”, contou o secretário.
Conforme ele, os lojistas entendem ser melhor, tanto do ponto de vista de circulação de pedestres como de veículos, que haja espaço próprio para carga e descarga de mercadorias. Já o secretário apresentou uma alternativa menos onerosa, mais rápida de se colocar em prática e presente em países europeus.
Trata-se do “traffic calming”, um conjunto de medidas de planejamento urbano e de tráfego que consiste na utilização de estruturas físicas a fim de aumentar a segurança dos deslocamentos de pedestres e ciclistas.
Para a rua Prudente de Moraes, Xavier sugere mudança na geometria das calçadas, nas duas extremidades da via, entre o Largo do Mercado e a Praça da Matriz.
A proposta é de um estreitamento das calçadas, de modo a permitir a circulação de apenas um veículo por vez. “Dei essa sugestão, e eles (os comerciantes) gostaram. A tendência é que os lojistas queiram acertar as calçadas dessa forma, permitindo a passagem de caminhões”, comentou.
Como os passeios serão ampliados nas extremidades, Xavier explicou que a Prefeitura poderá trabalhar em projetos paisagísticos, de modo a tornar o espaço mais agradável para quem vai às compras ou está em visita ao município.
“Pretendemos fazer uma decoração, com piso diferenciado, ou com algo que os lojistas acharem que seja mais conveniente e tenha mais resultados”.
O secretário buscou inspiração em Portugal, e, em Tatuí, afirmou que, caso o modelo seja adotado, precisará ser disciplinado. A Prefeitura pretende fechar o trecho em período determinado, das 9h às 18h, permitindo apenas a passagem de pedestres. Os veículos de passeio e carga poderão circular das 18h às 9h.
Para a escolha do modelo a ser trabalhado, Xavier enfatizou que a Prefeitura vai ouvir todos os envolvidos. O processo inclui debates com moradores da região e do entorno da via, os quais deverão ser impactados pelas alterações.
“Vamos discutir com todos, permitindo que as pessoas apresentem novas medidas ou soluções melhores que as que já estão sendo verificadas”, comentou.
Mesmo privilegiando o comércio, o projeto a ser definido não poderá causar transtornos para os moradores. O secretário garantiu que, em qualquer circunstância, quem reside no trecho a ser fechado não terá problema algum.