Definidos chaves e regulamento do 1º ‘Campeonato de Futsal’ da Liga





Divulgação

Dirigentes da Liga, da organização e de times definiram detalhes do evento em congresso técnico no dia 5

 

Em congresso técnico realizado na noite do dia 5, a Liga Tatuiense de Futsal definiu os últimos detalhes da primeira edição do “Campeonato Aberto de Futsal”. O torneio tem início previsto para o próximo sábado, 17, em três ginásios.

A reunião entre os dirigentes técnicos e a organização aconteceu às 19h30, no Clube de Campo. Participaram do encontro, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, o presidente da Liga, o arquiteto José Roberto Amaral, e o vice-presidente da Liga, Diogo Amaral.

Também compareceram: o diretor técnico da Liga, Jenner Jesus de Almeida Tavares, o Jeninho; e o secretário da Liga, Mauri Gonçalves, o Gui. Este último é, também, diretor-executivo do Gimnasiu Eventos, responsável pela organização. O evento recebe, ainda, apoio do jornal O Progresso.

Dentre os dirigentes, estiveram: Buldog (XI de Agosto), Duza (Santa Rita) e Serginho (Bom de Bola). Eles discutiram regras e detalhes do regulamento.

Nessa primeira edição, o torneio será disputado em quatro categorias. A competição envolverá 23 equipes, divididas na sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. As três primeiras categorias contam com seis equipes, cada uma, sendo que elas estão distribuídas em grupos. A sub-16 será disputada por cinco times.

Conforme o regulamento, nas três primeiras categorias, os times jogarão “entre si”, dentro de seus respectivos grupos, na primeira fase. Classificam-se para a segunda etapa, os dois melhores de cada grupo (quatro equipes de cada categoria).

Na semifinal, as equipes serão “cruzadas”: a primeira colocada de um grupo jogará contra a segunda, do outro. A final acontecerá em partida única. Em caso de empate, nas semifinais e na final, a decisão vai para os pênaltis.

Já na sub-16, os cinco times jogarão, também “entre si”, na primeira fase, mas em grupo único. Avançarão para a etapa seguinte, também os quatro primeiros. Os classificados farão jogos cruzados, na semifinal, para decidir os finalistas. Como nas demais categorias, os empates serão decididos nos penais.

Na categoria sub-10, jogam: XI Agosto, Grêmio Recreativo Santa Rita, Bom de Bola 10 na Escola, Prefeitura de Iperó, Clube de Campo e CCT – essas duas últimas, de Tatuí; na sub-12, estão: XI de Agosto, Santa Rita, Bom de Bola, Prefeitura de Iperó, Clube de Campo e USBF, da cidade de Sorocaba. Essas mesmas equipes seis equipes disputam a sub-14. Na sub-16, jogam: XI de Agosto, Santa Rita, Bom de Bola, Prefeitura de Iperó e USBF.

A organização ainda não divulgou a tabela completa dos jogos. Informou, apenas, que a rodada de estreia acontecerá no sábado, 17. Todos os jogos acontecerão em Tatuí, em três locais. Sediarão os confrontos, os estádios “Dr. Gualter Nunes”, da Associação Atlética XI de Agosto, “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo”, e Ginásio Municipal “Araão Guerra”.

O “Campeonato Aberto de Futsal” é realizado pela Liga Tatuiense de Futsal em comemoração à reativação da entidade. Ele marca, ainda, a filiação da liga à FPF (Federação Paulista de Futsal).

De acordo com regulamento, a competição seguirá regras estabelecidas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal). Ele terá participações de equipes de Tatuí e região.

O torneio tem como objetivos “promover um intercâmbio esportivo entre as crianças e adolescentes”, bem como integrá-los e socializa-los, de modo a otimizar a participação de um grande número de atletas. Por meio do evento, a liga pretende, ainda, estimular atividade física, visando qualidade de vida.

Participam, equipes das categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. Não houve inscritos na sub-08. A primeira é voltada a jogadores nascidos entre 2004 e 2005; a seguinte, por nascidos em 2002 e 2003; a terceira, por atletas que nasceram em 2000 e 2001; e a quarta, por nascidos nos anos de 1998 e 1999.

Os mandos dos jogos serão definidos pela Liga Tatuiense de Futsal. A entidade premiará, por categoria, as campeãs e vices com troféus e medalhas personalizadas. Também há prêmios para o artilheiro e goleiro menos vazado.