Deficientes de Tatuí podem se inscrever para iniciativa que visa qualificação profissional e o ingresso efetivo no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do “Meu Novo Mundo”, idealizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Ao participar do projeto, a pessoa com deficiência terá acesso à formação profissional, certificado com reconhecimento, à prática de esportes como qualidade de vida, vivência no Senai, no Sesi e nas empresas parcerias da iniciativa. O “Meu Novo Mundo” prevê, ainda, contrato de trabalho desde o início do curso.
Segundo a Fiesp, o participante aceito para o projeto será contratado na modalidade de aprendiz por uma empresa do ramo industrial. O contrato vale por um período de três anos. Por meio dele, o deficiente poderá acumular o salário pelo período de dois anos com o BPC (benefício de prestação continuada).
Para pleitear a oportunidade, os deficientes precisam acessar o site www.meunovomundo.org.br e procurar pela opção “cadastro”. O formulário exige informar nome completo, números de documentos pessoais (RG e CPF), data de nascimento, estado civil, telefone, e-mail e endereço.
Também é necessário incluir o grau de escolaridade e o tipo de deficiência. O questionário inclui perguntas sobre trabalho, disponibilidade de início e benefícios.
Depois de preencher as informações, os candidatos devem aguardar contato. Caso isso aconteça, uma entrevista será agendada para dar continuidade ao processo.
O projeto é realizado em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho. Mais que ajudar as indústrias a cumprirem as cotas estabelecidas pelas leis federais 8.213, de 1991, e 10.097, de 2000, a iniciativa visa promover, de forma efetiva, a inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho.
O programa priorizará as individualidades de cada participante, que será certificado de acordo com as competências alcançadas, objetivando a valorização.