
Da redação
A Defesa Civil do estado, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), emitiu alerta de rajadas de vento intensas e tempestades na região de Tatuí entre sexta-feira, 17, e domingo, 19.
A soma de calor, a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criam condições para pancadas de chuvas fortes no estado. Além disso, conforme a previsão, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
As rajadas podem variar entre as intensidades de 60 a 80 quilômetros por hora, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até cem quilômetros por hora.
Já para as condições de chuvas, na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados podem chegar a cem milímetros; já em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira, até 150 milímetros; e na Baixada Santista, 120.
Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 milímetros. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 milímetros.
A Defesa Civil também alerta para que a população evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de queda de árvores. E esclarece que informações sobre as condições climáticas e possíveis alertas devem ser obtidas somente por meios oficiais.
O órgão orienta para buscar abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas, caso identifique sinais de ventos intensos
Orienta, ainda, à antecipação de possíveis incidentes, verificando a estabilidade de árvores e, caso identifique riscos, a população deve acionar autoridades competentes para avaliação e providências.
Objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, devem ser devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes.
No trânsito, a orientação é que o motorista reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e estando atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.
Em caso de dúvida, informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da Defesa Civil por meio do @ defesacivilsp e pelo canal do WhatsApp, por meio do link https://whatsapp.com/channel/0029Va82eMo2f3EKUyTC6822.