Dados apresentados sobre a retina estão acessí­veis em Tatuí­





Dados apresentados em evento realizado no Rio de Janeiro no dia 16 de agosto estão acessíveis em Tatuí. As informações divulgadas no encontro promovido pelo grupo Retina Rio no auditório da UFRJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) são disponibilizadas por meio dos telefones 3251-2963, 99604-7281 ou 99773-5720, com Décio Soares ou Lúcia Carriel.

O evento apresentou informações atualizadas obtidas pelo grupo durante o “Congresso Mundial da Retina Internacional”. Membros do Retina Rio (Roseane Resende e Maria Antonieta Leopoldi) participaram do congresso na França.

Na universidade, o grupo divulgou dados de testes clínicos em andamento para diversos tipos de doenças degenerativas da retina. Conforme destacado no encontro, o teste de “maior sucesso” é o clínico com QLT, um tipo de vitamina A.

O teste é usado para tratar pessoas com Amaurose Congênita de Leber. A doença é um tipo de retinose pigmentar que acomete crianças e tem origem genética.

Conforme apresentado no congresso, nos testes feitos com pacientes com os genes RPE65 e LRAT houve casos de recuperação da visão. “Terapia genética realizada com pacientes jovens com esses mesmos genes na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, também apresentaram resultados muito animadores”, afirmou o grupo em material divulgado aos participantes.