Crianças participam do Festival de Judô do Lions Clube de Tatuí

Evento contou com 60 atletas de quatro academias e projetos

Todos os pequenos judocas ganharam medalha de participação (Foto: Divulgação)
Da reportagem

No dia 23 de abril, aconteceu o 3º Festival de Judô Lions Clube de Tatuí, na sede do clube de serviços. O evento contou com parceria da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí, e teve a participação de 60 atletas de quatro a dez anos, ligadas a quatro academias locais.

Participaram os judocas-mirins da Academia Adriana Bento, Academia Bushido, Sesi (atletas do Programa Atleta do Futuro, em parceria com a prefeitura de Tatuí) e Clube de Campo.

A sensei Lucila Luz foi a responsável pela organização do evento, que contou com a colaboração da sensei Adriana Bento e do diretor de esportes de Tatuí e do Lions, Altair Benedito Vieira.

A inscrição para o festival foi um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado acabou revertido para entidades beneficentes, somando 79 quilos de alimentos.

O Festival de Judô teve o objetivo de “dar oportunidade aos judocas iniciantes de participarem de um evento e se confraternizarem com outros atletas, já em iniciação competitiva”, conforme a organização. Todos receberam medalhas de participação.

Foi a terceira edição do festival. “O evento foi um sucesso, ocorreu tudo dentro do planejado. Os ‘judoquinhas’ saíram todos realizados com suas medalhas e lanches, que foram distribuídos a todos os atletas participantes. Tivemos um ótimo envolvimento das famílias, que puderam participar torcendo por suas equipes”, disse Lucila.

“O judô é uma modalidade esportiva que visa à educação e ao desenvolvimento integral dos praticantes. Além do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, a disciplina aplicada à modalidade desenvolve valores como respeito, justiça, coragem, honra e lealdade, entre outros”, discorre a sensei sobre os benefícios da prática da arte marcial nessa faixa etária.

Segundo ela, a Unesco declarou que o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a 21 anos, já que promove a “educação física integral”.

Ainda segundo Lucila, o esporte permite, através do conhecimento e prática regular, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, entre outras.

“O judô é um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico”, finaliza.