Nos dias 24 e 26 de junho, a GCM (Guarda Civil Municipal) realizou duas ações por meio do projeto Anjos da Guarda. Elas envolveram crianças atendidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Santa Rita de Cássia e estudantes da Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria).
Ao todo, 150 crianças de 7 a 14 anos assistidas pelo Cras participaram do evento que teve como objetivo socializar os alunos da oficina de futebol do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) com o efetivo da corporação.
Estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva, o comandante da GCM, Fabio Luciano Leme, o subcomandante da corporação, Roberto Carlos Antonio, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Gétero Augusto de Campos, e o gestor da Assistência Social, Edmar Almeida Pereira.
A Banda da Guarda Civil Municipal participou da ação, que contou, também, com um lanche especial para as crianças. Depois, o professor de educação física, Altair Vieira, realizou caminhada com as crianças até a base comunitária do bairro.
Lá, elas puderam conferir apresentação do Canil da corporação e participar de gincana educativa, com medalhas como premiação. Após a atividade, houve distribuição de pipoca, algodão-doce e lembrancinha com balas e pirulitos.
No dia 26, a GCM promoveu a palestra “O Perigo das Drogas” para alunos do 5o ao 9o ano do ensino fundamental do Sesi. A conferência foi realizada como atividade local em função do Dia Internacional de Combate às Drogas.
Um total de 283 alunos participou da palestra. Na exposição, os guardas trataram do perigo de todas as drogas lícitas e ilícitas, com ênfase ao cigarro e ao álcool.
O projeto Anjos da Guarda já contemplou mais de 3.000 crianças, jovens e adolescentes desde a criação. O intuito é prevenir o uso de drogas lícitas ou ilícitas.