Cresce índice de casos positivos de Covid

549
Publicidade
Da reportagem

Em quatro dias, o índice de casos confirmados de Covid-19 no município subiu 12,5%, passando de 16 para 18, conforme apontam os relatórios diários da Vigilância Epidemiológica. O órgão ainda registrou, na manhã de terça-feira, 28, o óbito suspeito de uma mulher de 77 anos.

A paciente havia sido internada na Santa Casa de Misericórdia na manhã de segunda-feira, 27, e faleceu no final da tarde do mesmo dia. Ela havia realizado o teste para Covid-19 devido aos sintomas e aguardava o resultado do exame. A VE não divulgou o nome da paciente.

Além disso, de acordo com o relatório mais recente (divulgado por volta das 17h de terça-feira, 28), o município somava 139 notificações, sendo 11 casos suspeitos e 109 descartados. Dos 18 positivos, 12 já estavam curados.

Outros seis pacientes com a doença ainda permaneciam em tratamento. Três deles apresentavam quadro grave de saúde e estavam internados em unidade de terapia intensiva, sendo uma mulher 66 anos (na Santa Casa de Misericórdia), um homem de 40 anos e uma mulher de 67 anos (em hospital particular).

Uma mulher de 55 anos e um homem de 47 anos que também testaram positivo para Covid-19 estavam internados em área de isolamento da Santa Casa, com quadro estável. Um paciente fazia tratamento domiciliar.

Publicidade

Além dos pacientes já diagnosticados com coronavírus, seguia internado, em área de isolamento, um homem 63 anos com sintomas da doença. Ele realizou teste para a Covid-19 e aguardava resultado do exame.

Na sexta-feira, 24 (data do fechamento da edição anterior), os relatórios da VE mostravam o registro de 128 notificações da doença, sendo 16 casos suspeitos aguardando resultado dos testes, 96 descartados e 16 positivos – dos quais, 12 pacientes já haviam retornado às atividades diárias.

Outros três pacientes diagnosticados com a doença permaneciam internados em unidades de terapia intensiva: a mulher de 66 anos (na Santa Casa de Misericórdia, em estado grave), a mulher de 67 anos e o homem de 40 anos (em hospital particular, com quadro estável).

Na Santa Casa, além da mulher de 66 anos, estavam internados: o homem de 47 anos, com suspeita, em UTI – que foi transferido para o isolamento no sábado, 25; um homem de 71 anos e a mulher de 55 anos, em isolamento. Os pacientes apresentavam quadros estáveis.

No hospital particular, também permanecia internada, em isolamento, uma mulher de 45 anos, com quadro estável e aguardando o resultado do teste.

Na manhã de sábado, 25, a Secretaria Municipal da Saúde noticiou o registro de um novo caso suspeito. Uma mulher de 92 anos foi internada em isolamento no hospital particular, com quadro estável.

No domingo, 26, às 10h, a VE divulgou o 17º caso positivo de Covid-19. A mulher de 55 anos – que segue internada em isolamento na Santa Casa – recebeu o resultado do teste confirmando o diagnóstico da doença.

No mesmo relatório, o órgão apontou cinco casos descartados, sendo da paciente de 92 anos – que foi internada em isolamento no hospital particular, na manhã de sábado, 25 -, do homem de 71 anos, que estava internado na UTI, de duas mulheres (14 e 81 anos) e de um homem de 60 anos, que estavam em tratamento domiciliar.

Ainda no domingo, à tarde, o quadro de suspeitas voltou a subir, com mais quatro notificações. Um homem de 63 anos foi internado na Santa Casa, em área de isolamento e com quadro estável, e outros três pacientes foram encaminhados para tratamento domiciliar: dois homens, de 26 e 35 anos, e uma mulher, de 44 anos.

Saúde promove a primeira blitz com termômetro digital para verificação da temperatura (foto: AI Prefeitura)

O quadro de notificações permaneceu estável na manhã de segunda-feira, 27, contudo, no período da tarde, além da internação da mulher de 77 anos – que faleceu com suspeita da doença –, a VE informou que três mulheres e um homem que estavam com suspeita testaram negativo para a doença.

Já na manhã de terça-feira, além do óbito suspeito, a VE comunicou o registro de quatro casos suspeitos, mais dois descartados e confirmou o 18º caso positivo de Covid-19. O caso confirmado é do homem de 47 anos, que permanecia internado em isolamento na Santa Casa.

Os novos casos suspeitos são de uma criança de 10 anos, um homem de 48 anos e duas mulheres, de 56 e 74 anos. Todos foram internados em isolamento na Santa Casa com quadros estáveis e aguardavam os resultados dos testes.

Os pacientes que tiveram a suspeita descartada são dois homens, de 30 e 53 anos. Ainda na terça, o caso de uma mulher de 47 anos, que estava em tratamento domiciliar, foi registrado como suspeito, e dois novos casos foram descartados, após os resultados dos testes. Um deles é de um homem de 36 anos e o outro, de uma mulher de 44 anos.

A VE segue com dois boletins diários atualizados às 10h e 16h, até quinta-feira, 30. De acordo com a prefeitura, a partir da próxima sexta-feira, 1º de maio, os boletins diários da Secretaria Municipal da Saúde serão publicados uma vez por dia, a partir das 11h.

A prefeitura continua incentivando o isolamento social, com carros de som, faixas e banners informativos espalhados pela cidade. Além disso, no final de semana, a administração realizou a distribuição de máscaras de pano em ruas e feiras livres.

Também na terça, a Secretaria da Saúde promoveu a primeira blitz com termômetro digital para verificação da temperatura corporal, em vários pontos de grande circulação, principalmente nas vias de acesso e saída de veículos.

“O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus está atento aos números e providências legais, somando esforços a cada dia para evitar novos casos da doença. Porém, a colaboração de todos é fundamental”, ressalta a prefeitura.

Publicidade