Da reportagem
Na tarde do sábado passado, 12, o estádio do “Itatibão”, do Clube de Campo recebeu o encontro do Futebol Solidário em Tatuí, edição 2023, com a presença de craques que fizeram história no esporte brasileiro e internacional.
Em partida equilibrada do início ao fim, o time dos craques levou a melhor ao vencer a seleção de Tatuí pelo placar de 4 a 2.
O primeiro gol dos craques saiu aos cinco minutos, em um pênalti cobrado pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior. No lance que antecedeu a penalidade, o jogador Viola foi derrubado na grande área.
Com o gol, o prefeito deixou o gramado aos dez minutos, substituído por Paulinho Mclaren. Pavão também entrou em campo no lugar do presidente do Clube de Campo de Tatuí, João “JJ”.
Na saída de campo, Cardoso Júnior afirmou ser uma “alegria imensa” poder participar e trazer entretenimento para a cidade. “Acho que Tatuí merece este momento. Agradeço a todos, e que o povo possa aproveitar este momento de lazer”, completou.
Ainda no primeiro tempo e após várias tentativas frustradas, Monika, da seleção de Tatuí, igualou o placar, aos 27 minutos. Aos 34 minutos, em pênalti cometido por Batata em Pero, Diego Barros ampliou o placar para a seleção local.
O empate veio aos 36 minutos, em chute rasteiro do atacante Túlio Maravilha. Ele, que tem 1.001 gols anotados profissionalmente, disse ter parado de contar os tentos no final da carreira como jogador profissional e que agora os gols são só por “brincadeira”.
“Depois que encerrei há cinco, dez anos, parei de contar. Então, esses jogos festivos são só por brincadeira; e aquela mania: Quem foi rei nunca perde a majestade. Tenho essa mania de fazer gols em qualquer lugar. Então, por isso vale a brincadeira”, declarou.
No segundo tempo, o camisa 15 Diego Barros foi o único do elenco tatuiano que permaneceu na equipe. Todos os outros jogadores foram substituídos pelo técnico Joacir.
A equipe dos craques abriu a segunda etapa com um toque de boa de Wendel para Paulo Sérgio mandá-la direto para o fundo do gol.
O tento que deu a vitória ao time dos craques foi anotado aos 32 minutos, por Viola. Na jogada, Jean Carlo chutou pela linha de fundo para Somália cruzar para Viola marcar o gol dele na partida.
O vereador Eduardo Sallum esteve na plateia e comentou sobre a partida: “Para a nossa cidade, é muito bom ver o esporte ser valorizado, e com a maravilha de ter esses craques que estão na memória do nosso povo e dos nossos pais. Estou muito grato por estar aqui presente”, sustentou.
Antecedendo o início do jogo, Cardoso Júnior recebeu do organizador Farid Ohamad Jamoul, da Farid Eventos, uma réplica do troféu a ser dado ao time campeão. Outro presente para o prefeito veio de Túlio Maravilha, que lhe deu a camisa da seleção dos craques.
O presidente do Clube de Campo também recebeu a camisa de presente do atacante. Em troca, ele ofertou a Túlio uma placa do Fundo Social de Solidariedade em agradecimento pela presença.
Túlio contou ser a segunda vez dele em Tatuí e agradeceu a oportunidade de estar novamente na cidade. “É um evento maravilhoso que a prefeitura de Tatuí está realizando. Estou muito feliz. Então, é só agradecer a Deus por essa oportunidade e ter esse contato com o torcedor que via a gente jogar quando éramos profissionais. Hoje, tudo é festa, em prol à solidariedade, e fazer aquilo que a gente mais gosta, que é jogar futebol”, agradeceu.
Ele também lembrou o jogo contra o Santos no Pacaembu, no ano de 1995, como sendo o mais marcante da carreira profissional. “Por isso eu me tornei um dos maiores ídolos da história do Botafogo, que, por incrível que pareça, está fazendo aniversário hoje (dia 12), 119 anos”, lembrou.
O atual embaixador da Bundesliga Internacional e do Bayer de Munique, Paulo Sérgio, também falou sobre recordar os “bons tempos” em partidas solidárias.
“Trazer as memórias dos craques que muitos que estão aqui (o público) não lembram mais. Tem muita história aqui, e história boa. E que nós possamos fazer uma grande festa”, declarou.
Paulinho Mclaren, que teve passagens por times do Japão, Portugal e atuou como treinador na Arábia Saudita, falou sobre a passagem pela Major League Soccer, onde atualmente o jogador Lionel Messi atua pelo Inter Miami.
“Tive o privilégio de jogar na Major League Soccer, e foi uma experiencia fantástica. Hoje, a liga está cada vez mais forte, e os grandes nomes estão todos indo para a América. E é sempre um privilégio a gente poder jogar com equipes de outros países e de outras culturas. É uma grande experiência e gratificante”, apontou.
Para Farid, a partida superou as expectativas. Ele adiantou que, no mês de dezembro, haverá “várias novidades para prestigiar a população e a cidade “.
Também definiu a partida como “grande jogo” e parabenizou a transmissão ao vivo pela HPC TV, a qual contou com apoio do jornal O Progresso de Tatuí.
“Fiquei até surpreso, e desejo tudo de bom e sucesso para o Bruno Hanf e sua equipe, que deram um show na transmissão. Isso é uma parte do evento que não pode faltar”, completou.
No elenco dos craques, estiveram os jogadores: Kinder (goleiro, convidado), João “JJ” (lateral-direito, do Clube de Campo), Alex Silva (zagueiro ex-São Paulo), Batata (zagueiro, Corinthians), Wendel (lateral-esquerdo, Palmeiras), Paulo Sérgio (volante, Corinthians), Renan Cortez (meio-campo, prefeitura de Tatuí), Derlei (meio-campo, Porto), Túlio Maravilha (atacante, Botafogo), Viola (atacante, Corinthians), Miguel Lopes Cardoso Júnior (atacante, prefeitura de Tatuí), Pavão (lateral-direito, São Paulo), Axel (volante, Santos), Capitão (zagueiro, São Paulo), Jean Carlo (meio-campo, Palmeiras), Somália (atacante, São Caetano), Paulinho McLaren (atacante, São Caetano), Chicão Comendador (meio-campo, posto Comendador), Gaúcho (atacante, Clube de Campo), Marco Arkotec (meio-campo, Arkotec), Vinícius (meio-campo, BRZ), Bruno Campos (atacante, BRZ), Rogério Friboi (lateral-direito, Clube de Campo), Leandro Mazuca (lateral-esquerdo, convidado).
A seleção de Tatuí contou com os jogadores: Waguinão, Eudes, Diego Barros, Clayton, Mola, Porone, Pero, Tí, Soranzo, Tato, Rosendo, Chico, Clodoaldo, Mantovanni, Módena, Atílio, Soranzo, Nelson, Biu, Monika, Moda, Tilica, Fábio Soranzo e Rafael (da dupla Léo e Rafael). O técnico da equipe foi o Joacir, com os auxiliares Josemar e Germano.
O balanço da arrecadação feito pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), durante a semana, indicou a soma de meia tonelada de alimentos não perecíveis, os quais serão destinados a famílias carentes do município.