Covid-19 volta a crescer também em Tatuí

Secretaria Municipal de Saúde reforça que população mantenha protocolos de higiene

Tatuí registra 56 casos positivos de Covid-19 na semana anterior (Foto: Fernando Zhiminaicela por Pixabay)
Da reportagem

Em virtude do aumento de casos positivos de Covid-19 no município, acompanhando tendência nacional, a prefeitura de Tatuí, por meios da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica (VE), realiza nestes dois sábados, 19 e 26, das 9h às 15h, no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), os Dias “D” para atualização da carteira vacinal dos imunizantes contra o novo coronavírus, na rua São Bento, 15, centro.

As pessoas que comparecerem devem portar o CPF, cartão SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de endereço e a carteira vacinal. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

De acordo com a coordenadora da VE, Rosana Oliveira, a atualização é referente à segunda, à terceira e à quarta doses em atraso, mas também abrange o público que ainda não tomou a primeira, ou aqueles que já podem tomar a quinta dose, respeitando o intervalo de quatro meses entre uma e outra.

Segundo dados da VE, o aumento dos casos, além do surgimento de novas variantes, deve-se à baixa adesão da população às doses adicionais da vacinação, visto que 93,2% da população tatuiana se vacinaram com a primeira dose e 85,4% tomaram a segunda dose.

“Este número, porém, despenca em relação à terceira dose, com a qual apenas 56,6% da população se imunizou. Os dados ficam ainda piores quando se trata da quarta dose, na qual somente 25,5% dos tatuianos compareceram aos postos de vacinação”, comentou a coordenadora.

A relação das novas variantes, somadas à não vacinação das doses adicionais, ocasionaram o registro de 56 casos positivos de Covid-19 na semana, entre os dias 7 e 13 em Tatuí, seguindo tendência de crescimento que já vinha sendo registrada nas últimas semanas, em que 22 casos foram notificados de 31 de outubro a 6 de novembro e 32 casos positivos entre os dias 24 e 30 de outubro.

Ainda segundo Rosana, apesar dos índices crescentes, no momento, não havia pacientes internados com a doença no município, tanto na rede pública quanto na particular. A última internação de um tatuiano aconteceu em 27 de outubro, em Sorocaba, caso que levou o paciente a óbito.

A coordenadora frisou que tem acompanhado a movimentação das novas subvariantes, através de notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. “Estamos seguindo todas as informações e medidas oficiais que são passadas. Nossa população será devidamente monitorada”, garantiu.

“Diagnosticado corretamente, o paciente tem mais chances de tratar a doença de forma a não evoluir para quadros clínicos graves. Além disso, ao aderir ao protocolo de uso de máscaras, higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em geral, ele não coloca outras pessoas em risco de contaminação”, orientou.

Rosana reforçou que, caso o munícipe sinta sintomas de gripe, procure o atendimento médico, durante a semana, nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou, aos finais de semana, na unidade de pronto atendimento (UPA). De acordo com a pasta, nesses locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste.