Covid-19 em Tatuí mantém alta taxa de contágio nesta semana

Durante estes sete dias, houve confirmação de 466 novos casos

Da reportagem

No boletim sobre a Covid-19 em Tatuí, que voltou a ser semanal e foi divulgado nesta sexta-feira, 2, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou durante esta semana, entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro, 466 novos casos positivos e 1.477 suspeitos. Além disso, foram 1.009 casos descartados no período.

Na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, nesta sexta-feira, havia dois pacientes internados com Covid nos leitos clínicos. Já no hospital particular, um paciente mantinha-se internado na UTI e dois se encontravam nos leitos clínicos.

Até esse dia, tinham sido somadas 126.772 notificações, sendo que havia três casos suspeitos aguardando resultados de testes, 94.072 descartados e 32.697 positivos.

Já estavam recuperados 31.711 pacientes (97%) e 518 vieram a óbito. Havia 468 casos positivos em tratamento domiciliar ou hospitalar e três suspeitos em tratamento hospitalar.

A semana com maior número de mortes em decorrência da doença aconteceu entre os dias 3 e 9 de abril de 2021, quando, na alta da pandemia, foram confirmados 547 casos e 34 tatuianos perderam a vida para a Covid-19.

De acordo com a coordenadora da VE, Rosana Oliveira, respondendo à reportagem nesta sexta-feira, o aumento dos casos ocorre em grande parte do país, por conta das subvariantes e, também, em razão do relaxamento dos protocolos de higiene por parte da população.

“Com a volta das atividades, parte dos munícipes acabou deixando de lado alguns hábitos adquiridos durante o período mais grave da pandemia. O vírus não acaba. Vamos conviver com ele e suas mutações. Não podemos baixar a guarda”, enfatizou.

A coordenada afirmou que, com o novo aumento de casos, viu-se necessário o retorno dos boletins epidemiológicos semanais, “para que a população fique ciente dos atuais números”.

“Não há motivos para pânico, haja vista que os sintomas têm sido leves e os casos de pacientes recuperados vêm aumentando. O nosso papel é levar clareza para a nossa população”, salientou ela, na semana passada.

Segundo dados da VE, outro motivo para o aumento de casos deve-se à baixa adesão da população às doses adicionais da vacinação, o que motivou mutirões de atualização dos imunizantes nos finais se semana recentes.

Rosana pontuou que tem acompanhado a movimentação das novas subvariantes pelas notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. “Seguimos todas as recomendações, bem como medidas oficiais que são passadas. Tatuí está sendo devidamente monitora pela Vigilância”, garantiu.

A coordenadora reforçou que, caso sinta sintomas de gripe, o cidadão deve procurar atendimento médico, durante a semana, nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou, aos finais de semana, na unidade de pronto atendimento (UPA). De acordo com ela, nesses locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste.