Coros de Câmara e Sinfônico Jovem do Conservatório realizam concerto

859
Maestrina Cibele Sabioni rege parte da apresentação dos coros (foto: AI Conservatório)

O teatro “Procópio Ferreira” recebe nesta quarta-feira, 8, às 20h, o Coro de Câmara e o Coro Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí. O concerto “Amor, inolvidable amor!” tem entrada gratuita e marca a abertura da Jornada de Regência Coral, promovida pela escola com apoio da Associação de Diretores Corais da América (ACDA) e do Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes – ICEP 2017.

O repertório traz algumas das músicas latinas que embalaram o recente espetáculo “Mambos, Boleros e Chá-chá-chás”. Entre elas “Amor, amor, amor”, de Gabriel Ruiz e Ricardo López Mendez; “Inolvidable”, de Julio Gutiérrez; “Noche de ronda”, de Maria Tereza Lara; e “Nosotros”, de Pedro Junco. Todas as obras têm arranjo do maestro argentino Pablo Dell’Oca Sala.

O programa incluirá também “Libertango”, de Astor Piazzolla, a música tradicional “Hark, I hear de harps eternal”, com arranjo de Alice Parkes; e “Fiz da vida uma canção”, de Waldemar Henrique, com participação especial da pianista Lara Oliveira e do tenor Genival da Silva.

O concerto contará ainda com a atriz Stela Alfarelos, o pianista Pablo Henrique Correa Sales e o percussionista Rogério Leite. A direção cênica e a iluminação são de Adriana Afonso. A regência tem Alan Stevens e Cibele Sabioni.

ICEP
Criado há 60 anos, o ICEP tem como objetivo a troca de informações e experiências entre regentes de diferentes países. Apenas quatro profissionais brasileiros foram selecionados para o ICEP 2017, dentre eles a professora mestra Cibele Sabioni, do Conservatório de Tatuí, onde coordena os Coros de Câmara e Sinfônico Jovem.

O ICEP 2017 envolve Argentina, Bahamas, Brasil, Canadá, Costa Rica, México e Porto Rico. “Cada país parceiro selecionará participantes para viajar aos Estados Unidos e receberá o mesmo número de participantes norte-americanos”, destaca.

Graças ao intercâmbio, a Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí recebe o Dr. Alan Stevens, professor da Universidade Estadual do Leste do Tenneesse (ETSU) com vasta experiência em regência coral. Ele acompanhará os dois dias de jornada (dias 8 e 9) e ministrará workshops, trazendo dicas, ensinamentos e orientações aos cerca de 130 participantes inscritos.