Em ação colaborativa de fomento ao canto coral, entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e o Conservatório, gerido pela Abaçaí Cultura e Arte, está sendo reativado o Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos” e elaborado novo projeto ao coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).
No final do mês passado, aconteceu reunião de trabalho para o desenvolvimento das atividades deste semestre para os dois coros.
Estiveram presentes o secretário da Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli; o diretor da Cultura, Rogério Vianna; o regente Claudio Casarini; a coordenadora do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, Luciana Picchi; o coordenador do coral ” José dos Santos”, Antônio Luís Lima; e a agente cultural do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Maria Augusta Barbará.
Na reunião, foi definida a funcionalidade dos coros, que terão como sede para a realização dos ensaios o Museu Histórico “Paulo Setúbal”. O Coral da Cidade ensaiará às terças e quintas, das 19h às 21h, e o coro Envelhecer com Qualidade de Vida, às quartas e sextas, das 15h às 17h.
“Desde que a Abaçaí Cultura e Arte, gestora do Conservatório, firmou a parceria com a Prefeitura de Tatuí, diversos projetos foram retomados, alguns passaram por ampliação e a grande satisfação foi permitir que a cidade recebesse frutos dessa ação colaborativa, por meio de um impacto positivo na produção e formação cultural do município”, afirmou Rogério Vianna.
“Com a retomada do Coral da Cidade de Tatuí ‘Professor José dos Santos’, que há aproximadamente dois anos e meio se encontrava sem atividade, garantimos mais uma atividade artística em benefício da população”, completou.
Outra novidade é que os coros estarão sob regência de Claudio Casarini, professor do Conservatório desde 1979, bacharel em Instrumento pela Faculdade Santa Marcelina, licenciado em música pela mesma faculdade, com pós-graduação em metodologia do ensino superior, tendo estudado com Katherine V. Cowles, nos Estados Unidos.