O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí faz concerto especial de abertura de temporada artística nesta sexta-feira, 31. A apresentação será no teatro “Procópio Ferreira”, localizado à rua São Bento, 415, no centro, a partir das 20h. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada). A regência é de Robson Gonçalves, tendo Elidamaris Cortez ao piano.
Na primeira apresentação do ano, o grupo traz canções do musical “Les Misérables” (Os Miseráveis), baseado na obra do escritor Victor Hugo, com música de Claude-Michel Schönberg.
Para executar “Le Misérables in Concert”, o grupo estará formado por Sandro Pires (baixo barítono – Javert), Robson Gonçalves (barítono – Marius), Luciane Barros (soprano – Eponine), Cláudio Manoel de Oliveira (baixo barítono – Enjolras) e Mirtes Lomba Paes (contralto – Fantine).
Participam, ainda, Cleber Miranda (tenor – Jean Valjean) e Esli Torres (soprano – Cosette) como músicos convidados. Dalila Ribeiro, Tatiane de Almeida Villega e Tamires Freire de Carvalho estão na equipe de maquiagem e Carlos Alberto Agostinho é o responsável pelo figurino.
No programa baseado em “Os Miseráveis”, o Coro Sinfônico executará as seguintes composições: “Prologue”, “At the end of the day”, “I dreamed a dream”, “The Innkeeper’s song”, “Stars”, “ABC Café”, “Heart full of love”, “One day more”, “On my own”, “Cafe song” e “Epilogue”.
O Coro Sinfônico foi fundado em 1988, é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral.
Em sua trajetória, o grupo tem realizado apresentações de repertório “a capella”, de música brasileira e repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas.
No ano de 2001, o coro lançou o CD “Expressões”, o primeiro do grupo que é o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista, conforme a assessoria de comunicação do Conservatório. O coro venceu as edições de 2001/2002 e de 2007/2008.
“Les Misérables” é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris. A história passa-se na França do século 19 entre duas grandes batalhas: a de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832.
Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele, giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.
O livro retrata a sociedade francesa do século 19 e mostra o panorama socioeconômico da população mais pobre. A obra já inspirou diferentes montagens.