Coro da Osesp faz na Igreja Matriz apresentação via projeto itinerante





Divulgação

Músicos da Osesp fazem apresentação gratuita em projeto de itinerância pelo interior de SP

 

Considerado um dos principais do país, o Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) faz apresentação em Tatuí no dia 21. O concerto acontece na Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, a partir das 19h30. A entrada é franca.

O evento integra o projeto “Osesp Itinerante”, que tem por objetivo a formação de “novos públicos”. Em material de divulgação, os organizadores informaram que a “ampliação das fronteiras de atuação e a fomentação da discussão acerca da música clássica foram algumas das principais razões que levaram a orquestra a percorrer todo o interior do Estado”.

A edição deste ano inclui concertos ao ar livre, música de câmara, apresentações de canto coral, oficinas de instrumentos, aulas de história da música e diversas atividades gratuitas. Desde 2008, o projeto de democratização, por meio da Fundação Osesp, atingiu público de quase 250 mil pessoas.

O programa de 2014 começa no próximo sábado, 15, com concerto da Osesp em São José dos Campos. Nos dias 16 e 23, as apresentações acontecem em Taubaté e Sorocaba, respectivamente. Na ocasião, haverá concertos ao ar livre.

Conforme o cronograma, a orquestra volta a tocar nos dias 18, em Ribeirão Preto; 19, em São João da Boa Vista; e 21, em Paulínia. Já o Coro faz novas apresentações em Salto, dia 20, em Tatuí, dia 21, em Araçoiaba da Serra, dia 22, em Pindamonhangaba, dia 26, e em Jacareí, dia 27.

Em meados de abril, o Coro faz nova rodada de concertos; em julho, está previsto concerto aberto da Osesp em São Paulo; em setembro e outubro, aulas e concertos dos grupos de câmara em São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Santo André, Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, Araçatuba, Birigui e Lins.

Em dezembro, encerrando o programa, o tradicional concerto de fim de temporada, na praia, em Santos.

Desde 2012, o público pode acompanhar as atividades do projeto por meio do “blog” (diário virtual) do “Osesp Itinerante”.

Por meio dele, é possível saber qual é o programa de concertos a ser realizado em cada uma das cidades visitadas. O endereço para o acesso às informações é: osespitinerante.com.

O projeto de itinerância é realizado pelo governo do Estado de São Paulo e tem correalização do Sesc (Serviço Social do Comércio), de São Paulo. Neste ano, recebe patrocínio da CCR, BB Mapfre, Nova Dutra, SPVias e ViaOeste.

Formado por grupo de cantores de “sólida formação musical” e conduzido por uma das principais regentes brasileiras – Naomi Munakata -, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é referência em música vocal no país.

Nas apresentações junto à Osesp, o grupo aborda diferentes “períodos musicais”, com ênfase nos séculos 20 e 21, e nas criações de compositores brasileiros. Entre eles, Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper e Villa-Lobos.

O Coro também participa de apresentações junto à Osesp em grandes obras do repertório coral-sinfônico, e em concertos a cappella. Percorre espaços culturais do país, como a Sala São Paulo, e, há seis anos, o interior do Estado.

À frente do grupo, Naomi Munakata tem regido consagradas orquestras, que integram o cânone da música ocidental. Destaques para “Réquiem”, de Verdi e de Mozart; “Missa em Si Menor”, “Oratório de Natal” e “Paixões”, de Bach; e para “Réquiem Alemão” e as canções para coro e orquestra, de Brahms.

Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, lançou seu primeiro disco, “Canções do Brasil”, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores brasileiros.

Em 2013, lançou novo CD, inteiramente dedicado a obras de Aylton Escobar.