Coritiba





O Coritiba F. C. foi fundado em 12 de outubro de 1909. Na época, a capital paranaense recebia duas grafias: Curityba e Coritiba. Tanto que o clube de futebol ficou Coritiba, como outro clube tradicional, até hoje na vida social da cidade, o Coritibano, mudado depois para Curitibano.

Acontece que a grafia Curityba era de origem tupi-guarani, que significa “muito pinhão”. Havia, então, a opção de escrever o nome de cidade em tupi-guarani: escreve Curitiba. Quem quiser usar a grafia aportuguesada, fica com Coritiba. Fato que até hoje causa curiosidades, quando deparamos, por exemplo, com uma manchete: “Coritiba recebe o Flamengo em Curitiba”.

A foto de 1985 mostra uma das melhores formações da história do clube, quando foi campeão brasileiro. Dirigido por Enio Andrade, o time venceu, na final, o Bangu, no Maracanã. Em pé, aparecem: Gomes, Heraldo, Almir, Rafael Camarotta, André e Dida. Agachados, estão: Lela, Marildo, Índio, Tobi e Edson. Grandes histórias e curiosidades do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade