Esse é o Corinthians de 1965, representando a Seleção Brasileira em um amistoso na Inglaterra, um ano antes de virar o “Timão”.
A história é a seguinte: o clube, numa aquisição bombástica, trouxe o ídolo Garrincha, no começo de 1966, do Botafogo. E mais: Ditão e Nayr, grandes craques da Portuguesa de Desportos.
Um jornal esportivo de São Paulo estampou na primeira página a manchete em letras garrafais: “Agora sim o Corinthians é um Timão”. Depois deste episódio, o apelido pegou e desde então se ouve o ecoar de “Timão” pelos estádios.
Voltando à foto, ela foi registrada antes do tal amistoso contra o Arsenal da Inglaterra no estádio Highbury, em Londres, no dia 16 de novembro de 1965. Vitória inglesa por 2 a 0, A CBD da época – atualmente, é CBF –convidou o clube para representar a Seleção Brasileira neste jogo internacional.
Em pé: o treinador Oswaldo Brandão, Marcial, Clóvis, Maciel, Galhardo, Edson, Dino, Eduardo e Heitor Amorim. Agachados: Jair Marinho, Nei, Rivelino, Marcos, Flávio, Geraldo José e Gilson Porto.
Curiosamente, o Corinthians saiu de um calor de 28 graus depois de uma partida pelo Campeonato Paulista contra o Santos, e viajou no mesmo dia chegando na capital inglesa numa temperatura muito baixa já no inverno europeu.
Curiosidades do futebol, histórias inesquecíveis.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade
Comentários estão fechados.