Cordão dos Bichos tatuiano inicia ajustes para o Revelando São Paulo





Eduardo Djun

Presidente do Cordão dos Bichos, Pedro da Silva, em frente à sede do grupo

 

O grupo folclórico Cordão dos Bichos se prepara para participar, pela sétima vez, do Revelando São Paulo. Neste ano, a 19ª edição do festival acontecerá na cidade de Valinhos, entre os dias 19 e 27 de setembro.

O evento reúne artesanato, culinária, música e danças típicas da cultura popular paulista. A apresentação do Cordão dos Bichos – grupo de bonecos gigantes de animais que interage com o público – será no dia 26 e promete ser um dos grandes destaques do evento.

Segundo o presidente do grupo, Pedro da Silva, a participação no Revelando São Paulo se deve a um acordo com a organização do festival.

“O evento tem várias atrações e uma delas são os bonecos. Os cortejos irão reunir grupos de Tatuí, Salto e do Vale do Ribeira, que vão se encontrar e fazer o cortejo”, afirmou Pedro, acrescentando que cada um tem gênero diferente. “O nosso é carnavalesco”.

O primeiro convite para participar do festival aconteceu por meio do Abaçaí, grupo que gerencia o evento. Desde então, o grupo folclórico vem se apresentando por indicação da Secretaria da Educação e Cultura de Tatuí, que aposta no Cordão dos Bichos para levar o nome do município a outras cidades.

“O projeto Revelando São Paulo tem o objetivo de mostrar ao público o que cada município tem de melhor em relação à cultura”, revela Silva, que confirma que a Prefeitura é responsável por viabilizar o transporte, a alimentação e tudo que envolva o grupo durante o festival.

Mesmo se apresentando muitas vezes no Revelando São Paulo, o presidente revela que a identidade do grupo não muda a cada apresentação.

“Para o público em geral, é novidade, porque a plateia não é a mesma, a não ser aqueles que seguem os grupos. Mas, o gênero não muda, somos os mesmos, com os bonecos e as marchinhas de Carnaval”.

Neste ano, o Cordão dos Bichos levará até 25 bonecos gigantes para a avenida, podendo chegar a 35, número exato de figuras que o grupo possui. A maioria dos participantes integra o grupo como voluntários, mas, segundo o presidente, o cadastro já passa de 50 pessoas.

Feitas de papel, as esculturas variam de tamanho e peso e são restauradas a cada apresentação. “Temos muita preocupação com o visual, de como vestir determinada figura”.

Outra preocupação é com o preparo físico do voluntário. “A gente não faz ensaio, então, pelo tamanho e pelo peso, temos que ver se a pessoa aguenta durante o cortejo. Uma avenida de 800 metros, como é o caso do Revelando São Paulo, cansa. Então, tem que ter pessoas preparadas. Muitas vezes, não tem outro para substituir”.

O Cordão dos Bichos só trabalha com voluntários homens. Conforme Silva, a exigência é uma regra estatutária desde que ele assumiu a presidência do grupo e que, até então, mantém-se.

Como em todos os anos, a apresentação do Cordão dos Bichos no Revelando São Paulo terá uma representação folclórica. O acervo é composto por bichos da fauna brasileira, representados por gorila, girafa, tucano, tartaruga e tatu.

Quando comparado ao festival de Olinda, em Pernambuco, um dos mais famosos de bonecos gigantes do Brasil, o presidente faz referência ao futebol: “O desfile deles é nossa Copa do Mundo, e o Revelando São Paulo, a nossa Libertadores. Temos uma representatividade grande nesse evento”.

Uma questão que preocupa é a dificuldade de conseguir músicos para acompanhar o cortejo. “Mesmo Tatuí sendo considerada a ‘Capital da Música’, é difícil encontrar músicos para tocarem para a gente. Portanto, temos optado pelo carro de som, que é uma tradição do Carnaval”, destaca.

Agenda

O grupo folclórico Cordão dos Bichos trabalha com o agendamento anual de atrações. O Carnaval é a época do ano em que o grupo tem mais compromissos, podendo participar de eventos em outras cidades.

Após o Carnaval, o Cordão faz apresentações beneficentes em escolas e festejos juninos, quando é mais procurado. No dia 11 de agosto, no aniversário de Tatuí, o grupo se apresenta na cidade, no mesmo período em que acontece o festival de Olinda e de Valinhos. No mês de outubro, é solicitado para apresentações a crianças.

No fim do ano, o Cordão dos Bichos tem eventos natalinos e revela parceria com uma empresa de turismo, que promove a vinda de turistas para Tatuí, onde ocorrem as apresentações do grupo no Museu “Paulo Setúbal”. É de onde parte a renda do Cordão, que não tem verba de órgãos governamentais.

Quem quiser participar de alguma apresentação deve entrar em contato com o presidente do grupo, pelo telefone (15) 99704-2856. Para os que quiserem assistir de perto a apresentação no Revelando São Paulo, o evento acontecerá no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, à rua D. João VI, 82, no Jardim Planalto.