Cordão dos Bichos e blocos agitam abertura de exposição de Carnaval

Abertura de exposição carnavalesca aconteceu no dia 8 (foto: Eduardo Domingues)

Fica aberta até o feriado de Carnaval, 5 de março, a exposição “Tatuhy – Passarela de Alegrias e Alegorias”. A mostra integra a programação do Carnaval 2019, que possui o tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.

Na noite da sexta-feira da semana passada, 8, a prefeitura promoveu a abertura da exposição, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, no Centro Cultural. O evento foi animado pelo Cordão dos Bichos e pelos blocos Império do Samba e Banda do Bonde.

Diversas autoridades marcaram presença: o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva; o vereador Alexandre Bossolan; o diretor da Cultura, Rogério Vianna; o diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves de Lima; e o diretor do PAT, Gustavo Grando.

Ainda estiveram presentes: a coordenadora do Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto”, Roberta Lodi Molonha; a supervisora do ensino fundamental Elisângela da Costa Rosa Cecílio; o presidente do Cordão dos Bichos, Pedro Silva; os representantes da Banda do Bonde, Jaime Pinheiro e Sérgio Lagartixa de Oliveira; e a presidente do Império do Samba, Regina Alves.

A exposição conta com, aproximadamente, 80 fotografias carnavalescas, dos anos 50 e 60, pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, digitalizadas e restauradas por Thony Guedes.

As imagens retratam a tradição do município com a festividade, apresentando grupos de amigos que se reuniam e projetavam alegorias para desfilar pelas ruas da cidade.

Técnico em preservação e conservação, Guedes trabalha há cerca de 15 anos com a recuperação da história do município, por meio de fotografias, fatos e pesquisas.

De acordo com ele, o serviço de curadoria auxiliou-o a adiantar a seleção das fotografias a serem expostas. Trabalhando com fotos históricas há um certo período, ele espera que “as pessoas tenham o mesmo sentimento cotidiano” que possui.

“Já venho, há muito tempo, trazendo de volta a história, e a minha briga é, justamente, para que as pessoas a preserve”, comentou Guedes.

Sinisgalli assegura que a exposição “Tatuhy – Passarela de Alegrias e Alegorias” evidencia que “o município sempre foi uma terra carnavalesca”. Segundo o secretário municipal, a mostra retrata a alegria que acontecia nas festas tatuianas de Carnaval durante as décadas de 50 e 60.

“Tatuí já possui tradição no Carnaval, e queremos sempre manter essa tradição. É o maior evento cultural, e nós não podemos deixar isso morrer”, declarou Sinisgalli.

Ele afirma ter ficado contente com as presenças do Cordão dos Bichos, do Império do Samba e da Banda do Bonde na abertura da exposição. Conforme Sinisgalli, a animação dos grupos chamou a atenção e atraiu pessoas ao Centro Cultural.

“Quando começa a bateria, não tem quem fique parado. O prédio acende as luzes, o pessoal que está na rua se aproxima e mostra que o Carnaval 2019 será realmente como o nosso tema diz: ‘Tatuí Folia – Samba e Alegria’”, garantiu.

De acordo com o secretário, a intenção é “mostrar que a população tem o direito de desfrutar de quatro dias de festa”. “Queremos fazer um Carnaval bem familiar, permitindo que as pessoas de todas as idades possam participar”, expôs.

O aumento no número de blocos no município é algo que anima Sinisgalli. Segundo ele, em 2017, apenas dois grupos desfilavam e, no Carnaval 2019, além da Banda do Bonde e do Império do Samba, há os blocos do Banga, do Clube de Campo, Unidos da Americana, do Vagalume e o Grupo Elos LGBTI.

“É apenas o pontapé inicial, um ‘esquenta’ que já mostrou um pouco da potência que vai ser esse Carnaval 2019”, assegurou.

Sinisgalli revela que, futuramente, pretende voltar com os desfiles na rua 11 de Agosto, mas se diz satisfeito com o estilo “espontâneo” protagonizado pelos blocos tatuianos.

“Ainda não é o Carnaval ideal, queremos promover ainda mais. Quem sabe, ano que vem possamos apresentar algumas novidades”, concluiu o secretário municipal.

A exposição recebe visitação gratuita de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h. O Centro Cultural está situado na praça Martinho Guedes, 12, centro. Mais informações são possíveis pelo telefone: (15) 3259-3993.

‘Esquentas’

A programação carnavalesca da Capital da Música tem mais de 30 dias impulsionada pela iniciativa espontânea dos blocos e clubes, além de eventos promovidos no CEU das Artes, na Praça da Matriz e com o Carnaval de Americana.

Durante todos os sábados de fevereiro, sempre às 11h, há atrações diversas na Praça na Matriz, com o projeto “Esquenta Carnaval”. A primeira atividade foi realizada no sábado, 2, com a apresentação do bloco Unidos do Clube de Campo. Sete dias depois, a responsabilidade foi do bloco Unidos da Americana.

Neste sábado, 16, os integrantes da Banda do Bonde são a atração. Na próxima semana, sábado, 23, a Banda do Banga se apresentará no coreto.

O pré-Carnaval de Americana será realizado no sábado, 23. Às 14h, na quadra de esportes do distrito, acontecerá o tradicional “Futebol das Bonecas”.

Depois, das 15h às 20h, ocorre o desfile pelas ruas do distrito, com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Unidos da Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde, além de trio elétrico.

Os “esquentas” do mês de fevereiro se encerram com a “Folia no CEU”, dia 28, quinta-feira, às 19h, no CEU das Artes, com Zumba Carnavalesca e a participação do Cordão dos Bichos, além da ala show do Império do Samba e de DJs convidados.