Mais
    Início Artigos Ortiz Neto Coragem não é ausência de medo é controlar o medo que sente

    Coragem não é ausência de medo é controlar o medo que sente

    Aqui, Ali, Acolá

    José Ortiz de Camargo Neto *

    Caros amigos,

    Essa frase foi dita por um marinheiro a um repórter que visitou o navio. Estava o marujo empoleirado no mastro, lá no alto, enquanto a nau balançava furiosamente, agitada pelas ondas.

    – Você não tem medo de estar aí em cima? – perguntou o jornalista.

    –Tenho – respondeu o marinheiro. – Mas coragem não é não ter medo, é controlar o medo que sente.

    Com base nessa frase muito sábia deste homem do mar, estendi o lema para outras situações de nossa vida.

    Assim por exemplo, generosidade não é ausência de egoísmo, mas conscientizar e controlar o próprio egocentrismo, para ajudar o próximo.

    Ser calmo não é nunca ter emoções violentas, mas segurar a emoção ruim, para dar lugar ao afeto por todos em nome do equilíbrio.

    Frugalidade, não é ausência das tentações de gula, é forçar-se a comer menos, controlar o vício.

    Não sei se há pessoas naturalmente humildes, mas podemos dizer que a verdadeira humildade é perceber a própria arrogância, para contê-la.

    Virtude é agir no bem, mas geralmente temos muita dificuldade para manter-nos nessa conduta. Assim, poder-se-ia dizer que virtude é perceber a resistência invertida ao bem, para realizá-lo.

    Dinamismo não é ausência de preguiça, mas aceitar ver a própria paradice, para controlar nossa vontade de não fazer nada.

    Daqui por diante, o leitor, leitora pode aumentar esta lista como quiser.

    E viva o bom marujo, que nos deu esta lição de sabedoria!

    Até breve.

    * Jornalista e escritor tatuiano.